Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.6 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeAlbergue de São Miguel em Esposende regista procura crescente

Albergue de São Miguel em Esposende regista procura crescente

© CM Esposende

O Município de Esposende, em parceria com a Associação Via Veteris, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, vai assinalar, no próximo dia 14 de maio, o 11.º aniversário do Albergue de São Miguel, de Marinhas.

Para tal, será realizada uma caminhada entre a Barca do Lago e o Albergue, atividade gratuita e aberta à participação de todos os interessados, mediante inscrição prévia, até ao dia 11 de maio. A concentração dos participantes está agendada para as 14:00, no Albergue de São Miguel.

O Albergue de São Miguel regista uma procura crescente, tendo acolhido, desde a sua abertura e até ao final de 2021, 29.384 peregrinos, maioritariamente estrangeiros e oriundos sobretudo de países como a Alemanha, Espanha, Polónia, França e Itália. Na mesma linha, o Centro de Informação Turística de Esposende também tem registado um aumento de peregrinos, sendo que, no ano passado, foram 1069, e, este ano, até ao final de abril, contabiliza já 746.

Este aumento resulta, em grande parte, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional celebrado entre os municípios de Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. Paralelamente, as muitas ações de valorização e promoção do Caminho desenvolvidas pelo Município, em articulação com a associação esposendense Via Veteris e com outros parceiros locais, têm constituído, também, um motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago de Compostela.

Recorde-se que o Albergue de S. Miguel resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e Associação Via Veteris. O espaço dispõe de dormitório, cozinha equipada, sala de refeições/convívio com espaço de lazer, balneários, sanitários, lavandaria e Internet.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS