O Parque da Ponte, em Braga, foi ponto de encontro para convívios durante a noite deste sábado. O ambientalista bracarense Carlos Dobreira encontrou esta manhã, pelas 7h20, este espaço verde da cidade repleto de lixo, tendo limpo o local numa sessão de Plogging.
Junto à Capela de São João foram encontradas dezenas de garrafas de cerveja dispersas, caixas de cervejas, garrafas de vinho, sacos de comida, latas de refrigirantes e bebidas energéticas, estilhaços de garrafas de vidro, entre outros objetos. “Desloquei-me esta manhã a este local às 7h20 e encontrei um rasto de imundice. É um desrespeito pelo nosso património cultural, junto à Capela de São João Batista. O cheiro nauseabundo a urina e álcool perfumava um dos locais mais aprazíveis da cidade bimilenar”, denunciou.
É de recordar que foi aprovada uma nova Resolução do Conselho de Ministros que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre, desde o dia 1 de julho, constituindo contraordenação punível com coima que varia entre os 100 e os 500 euros, no caso de pessoas singulares, e entre os 1.000 e os 5.000 euros, no caso de pessoas coletivas.