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BragaÁgua, saneamento e resíduos não aumentam em Braga em 2022

Água, saneamento e resíduos não aumentam em Braga em 2022

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A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, anunciou que vai propor, para 2022, a manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos no concelho, para todos os utilizadores, domésticos e não domésticos.

“Esta medida traduz-se numa consolidação da evolução do referido tarifário, refletindo um ganho real nas faturas de todos os bracarenses”, informou a empresa municipal de Braga.

“Para 2022, o Governo estima que a inflação acelere face a 2021, apontando que a taxa anual média chegue aos 1,7%, o que permite concluir que existe o referido ganho real pelo sétimo ano consecutivo. Resultado dos ganhos de eficiência dos últimos anos, a empresa municipal procura reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores, não pondo em causa os investimentos realizados e os que estão por realizar em infraestruturas e sua conservação, manutenção e substituição, e não descurando o objetivo de incentivar um uso racional e moderado da água, um bem tão precioso, na defesa do ambiente”, sublinhou a AGERE.

A empresa relembrou que “tinha sido já aprovado o alargamento da tarifa familiar da água a todos os agregados com quatro ou mais pessoas, medida que representou uma redução de 40 por cento no valor final da parcela da água. Para além da tarifa familiar, também a tarifa social sofreu alterações com o alargamento da base dos bracarenses que podem aceder a esta tarifa. A somar a estas alterações, houve ainda a redução de 12,5% para IPSS’s, e as Juntas de Freguesia passaram também a beneficiar de uma redução de 20% em fatura nos custos da AGERE”.

“As associações desportivas, com a reformulação dos escalões, também tiveram uma redução do tarifário do serviço de água de cerca de 7%, em termos médios. Para 2017 estava guardada, pela primeira vez na história da empresa, uma redução tarifária de 2,5%, medida que se repetiu em 2018. E ainda no ano de 2020 mais de 77 mil consumidores da AGERE viram a sua conta de resíduos urbanos baixar. Este é, assim, o resultado de uma estratégia montada e desenvolvida pela empresa desde 2013, que usando de forma eficiente os meios ao seu dispor, e pela eficácia demonstrada, permitiu esta lógica de partilha de resultados com os bracarenses”, acrescentou.

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