Sexta-feira, Abril 19, 2024
19.6 C
Braga
ReportagemAGRO já abriu em Braga com mais de 200 expositores e 500...

AGRO já abriu em Braga com mais de 200 expositores e 500 animais

A Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação decorre até domingo no Altice Forum Braga.

© Angélica Antunes

Arrancou hoje a 56.ª edição da AGRO. A Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação abriu hoje portas no Altice Forum Braga à espera de 50 mil visitantes.

A inauguração do certame contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, Alina Ponomarenko, cônsul da Ucrânia, entre outras personalidades.

© Angélica Antunes

Para Ricardo Rio, a AGRO afirma-se como um dos “grandes eventos” da cidade de Braga. “A Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação tem atravessado gerações com esta proximidade e esta ponte que faz entre a nossa dimensão urbana e o mundo rural que tem uma presença fundamental, quer enquanto atividade económica, quer em diversas manifestações como o contacto com os animais. Esta edição em particular vai ser uma edição que será seguramente um sucesso por muitas razões porque temos uma oferta reforçada, temos novas soluções e novas iniciativas que estão aqui acopladas, como o caso do picadeiro de que dispomos este ano. O concurso é sempre um factor de atração, assim como a oferta gastronómica muito qualificada que se tem associado também à AGRO nestas edições”, disse o autarca.

© Angélica Antunes

O bom tempo previsto para os próximos dias será, para o edil, um fator fundamental para ultrapassar a marca dos 50 mil visitantes. “Temos o bom tempo a ajudar para atrair muitas pessoas ao certame. Hoje temos muitas crianças das várias escolas do concelho mas até ao fim de semana certamente que virão muitas famílias e visitantes de Braga e de fora seguramente. Temos todas as condições de atingir os 50 mil visitantes pela qualidade e diversidade da oferta expositora que existe e pelas dinâmicas que aqui vão decorrer. Há também uma oferta cultural espalhada por todo o certame ao longo destes dias e, por isso, não faltam motivos para fazer uma visita à AGRO e poder desfrutar desta que é uma das feiras icónicas da cidade de Braga”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal.

© Angélica Antunes

A AGRO conta com 220 expositores numa área de 25 mil metros quadrados. Durante os quatro dias de feira haverá inúmeras atividades, desde concursos pecuários, showcookings e conferências, estando em exposição 500 animais e 450 máquinas agrícolas.

Um picadeiro, espetáculos com cavalos lusitanos, passeio de charrete, batismo e maneio do cavalo são algumas das novidades deste ano na AGRO.

© Angélica Antunes

Outro destaque desta edição é a presença do boi Zeus, o maior exemplar da raça minhota. Criado na Quinta do Souto, em Ronfe, Guimarães, Zeus pesa cerca de duas toneladas e está em exposição na AGRO. No sábado às 10:00 entrará no Concurso Pecuário da Raça Minhota.

© Angélica Antunes

A AGRO também tem uma exposição de alfaias agrícolas antigas para reavivar as memórias daqueles que já utilizaram estes equipamentos há muitos anos.

© Angélica Antunes

A AGRO voltará a contar com a parceria dos Transportes Públicos de Braga (TUB) que terão linhas especiais para a feira durante os dias 23 e 24 de março. Será a partir do E.Leclerc e do Minho Center que os TUB farão paragens, das 14:00 às 19:00, pelo valor de um euro, ida e volta. Quem apresentar o bilhete de autocarro à entrada do recinto, terá um desconto de 50% no ingresso para a feira.

© Angélica Antunes

Durante os quatro dias de feira haverá um contentor para que os visitantes possam doar para a Ucrânia bens alimentares e essenciais, como também agasalhos.

Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em MeoBlueticket. A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES