Agere instala mil papeleiras com cinzeiro em Braga
Segunda-feira , Novembro 30 2020 Periodicidade Diária nº 2651
Principal / Braga / Agere instala mil papeleiras com cinzeiro em Braga

Agere instala mil papeleiras com cinzeiro em Braga

A Agere, empresa municipal de águas, efluentes e resíduos de Braga, instalou ao longo do último ano cerca de mil papeleiras com cinzeiro no concelho de Braga.

O objetivo desta ação é manter o concelho limpo e respeitar a lei da proibição de deitar beatas de cigarro ao chão, lei que entrou hoje em vigor e que dá multa até 250 euros para pessoas singulares.

A implementação das papeleiras vem dar resposta às medidas para a “Redução do impacto das pontas de cigarro, charuto ou outros cigarros no meio ambiente” e contribuir para a preservação do ambiente e da saúde pública.

De acordo com a Agere, estima-se que em Portugal sejam atiradas para o chão cerca de sete mil beatas de cigarro por minuto. “Os filtros das beatas, para além de na sua composição incluírem o acetato de celulose, um derivado do plástico que pode demorar entre 5 a 15 anos para se decompor, absorvem os poluentes dos cigarros – nicotina, arsénio e chumbo, tornam-se resíduos contaminados que acabam por ser uma fonte importante de poluição e contaminam solos, recursos hídricos e organismos vivos”, explicou a empresa municipal.