Sábado, Junho 8, 2024
20.1 C
Braga
Cultura“A noite de todos os dias” inaugurada este sábado na Ala da...

“A noite de todos os dias” inaugurada este sábado na Ala da Frente em Famalicão

Da autoria da artista plástica Maria Capelo.

© Maria Capelo

“A noite de todos os dias” é o nome da nova exposição que vai estar patente na galeria municipal Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, a partir deste sábado. A exposição é inaugurada hoje, pelas 18:00, com a presença da autora, a artista plástica Maria Capelo, e poderá ser visitada até ao dia 4 de outubro.

“A paisagem tem sido o objeto de estudo e atenção na obra de Maria Capelo”, refere o curador da galeria de arte contemporânea, António Gonçalves, acrescentando que a obra da artista que estará exposta em Famalicão “dá-nos a ver núcleos de trabalho que desenvolveu com a técnica do desenho em que a simplicidade dos elementos e a veracidade dos gestos aportam uma contemplação interessada”, num “gesto que irradia as manchas de tinta da china, sustenta desconstruções dos elementos da paisagem (montanha, árvore) para os reorganizar em composições de autenticidade e enlevo”.

Maria Capelo é uma artista lisboeta, nascida a 1970, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Expõe com regularidade desde 1996, tanto em Portugal como no estrangeiro, destacando-se das suas exposições individuais recentes, “Vento Espesso” (Museu da Cidade, Casa Guerra Junqueiro, Porto, 2022) e “Do planalto se dobra a montanha” (Museu da Cidade, Palacete Viscondes de Balsemão, Porto e Galeria Zé dos Bois, Lisboa, 2022). Em 2022, venceu o Prémio FLAD de Desenho, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e as suas obras integram várias coleções públicas e privadas, entre as quais se destacam a Coleção de Arte Contemporânea do Estado (Portugal), Coleção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima, e o Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição “A Noite de Todos os Dias” de Maria Capelo tem entrada livre e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:30, e aos fins de semana das 14:30 às 17:30, no espaço da Ala da Frente, localizado no Palacete Barão da Trovisqueira (Museu Bernardino Machado), na rua Adriano Pinto Basto, em Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES