Segunda-feira, Maio 27, 2024
20.6 C
Braga
RegiãoBarcelosA magia de Natal está de regresso a Barcelos no dia 1...

A magia de Natal está de regresso a Barcelos no dia 1 de dezembro

© CM Barcelos

Um mar imenso de luz vai iluminar monumentos, ruas e praças e fazer emergir a magia do Natal na cidade de Barcelos. Será um mês de programação temática repleta de iniciativas que farão confluir à cidade do Cávado milhares de pessoas.

O ciclo festivo da “Magia de Natal” arranca com a inauguração das iluminações, dia 1 de dezembro, pelas 18:30, no Largo da Porta Nova. O município barcelense deixou o convite a toda a população para esse momento de partilha de emoções, alegria e convívio, e que terá a participação musical do guitarrista e cantor barcelense, André Barbosa. À noite, pelas 21:30, na Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, haverá um concerto pela Orquestra Filarmónica de Braga, “A magia do Natal”.

Cultura, recreio e lazer compõem a trilogia que se desdobra em mais de uma centena de eventos. As celebrações natalícias, que arrancam a 1 de dezembro com a ligação das iluminações e só terminam na passagem do ano, visam “promover o espírito de convívio, fraternidade, alegria e amizade, e contribuir para a dinamização do comércio tradicional”.

Carrossel, Túnel de luz e Árvore natalícia

Depois do êxito que o túnel de luz teve no ano passado, este ano há mais uma novidade: o carrossel parisiense, instalado no Largo da Porta Nova, atração que vai fazer as delícias das crianças. Das  exposições de presépios aos concertos musicais, recitais, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, charrete de Natal, animação de rua, com música e outras performances, a Aldeia de Natal, localizada no Campo 5 de Outubro e organizada pela ACIB, completam o quadro idealizado pelo Município para a “magia de Natal” – Barcelos 2023.

Concertos Musicais e rota dos presépios nas freguesias e equipamentos culturais abertos à noite

Como forma de descentralizar as atividades culturais e envolver um maior conjunto de pessoas na programação de Natal, este ano vão realizar-se concertos musicais em quatro freguesias descentralizadas do concelho, nomeadamente Oliveira (dia 8), Bastuço St.º Estêvão (dia 9), Vila Cova (dia 10) e Vila Seca (dia 15). Há ainda lugar para a Rota dos Presépios, com visita aos presépios das freguesias do concelho. No mesmo sentido de promoção do acesso à cultura, diversos equipamentos municipais vão estar abertos ao público nas noites de 16 e 23 de dezembro. Assim, nessas datas, a Biblioteca Municipal, a Casa do Vinho, a Galeria Municipal de Arte, o Museu de Olaria, a Sala Gótica, o Posto de Turismo e a Torre Medieval estarão de portas abertas das 21:00 às 00:00.

“PRESÉPIO A 7 ARTES”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho

Antes da inauguração das luzes, pelas 17:00, é inaugurada a exposição “PRESÉPIO A 7 ARTES”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho. Trata-se, pelo segundo ano consecutivo, da construção de um presépio pelos serviços municipais, que tem como principais motivos peças de artesanato de cerca de quatro dezenas de artesãos barcelenses.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES