Sexta-feira, Abril 26, 2024
13.4 C
Braga
PaísCompasso Pascal está de volta sem beijo à cruz nem partilha de...

Compasso Pascal está de volta sem beijo à cruz nem partilha de comida

© CM Braga

Após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19, o compasso pascal está de regresso. No entanto, não haverá o tradicional beijo à cruz, sendo substituído por uma vénia ou “outro gesto que não implique contacto físico”.

A Conferência Episcopal Portuguesa divulgou hoje novas orientações para a visita pascal, deixando recomendações face à pandemia, que “infelizmente, ainda permanece”.

“O guia do grupo dirigirá uma breve oração com a família reunida, terminada a qual os membros desta são convidados a venerar a Cruz com uma vénia ou outro gesto que não implique contacto físico”, recomendou a Conferência Episcopal Portuguesa.

Os membros do Compasso Pascal, dentro das casas e na via pública, deverão usar máscara, se houver ajuntamentos.

“A partilha de alimentos deve restringir-se aos membros da família e, por isso, só se fará após a partida dos visitadores. De facto, o comer em conjunto implica retirar a máscara aumentando, assim, o risco de eventuais contágios”, acrescenta.

A Conferência Episcopal Portuguesa apela ainda que se proceda à higienização das mãos “sempre que haja contacto físico com pessoas ou coisas”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES