Terça-feira, Abril 30, 2024
11.8 C
Braga
BragaBraga para Todos pede “intervenção urgente” no pavimento da Praça da República

Braga para Todos pede “intervenção urgente” no pavimento da Praça da República

© Braga para Todos

O movimento Braga para Todos alertou para a “insegurança” na circulação de peões na Praça da República devido ao estado do pavimento.

O Braga para Todos afirmou que o pavimento “tem originado várias quedas, algumas delas a necessitar de intervenção hospitalar”. “Há dois anos alertamos para a degradação dos dois chafarizes laterais, que hoje são jardins, e do pavimento no referido local. Não faz sentido deixar tudo pela metade. Esta questão é imperativa porque se trata de segurança”, afirma o movimento. 

“O piso do centro histórico está degradado, mas se isso é negativo numa avaliação estética e representa um mau cartão de visita da cidade, o que nos preocupa é a falta de segurança deste porque algumas pedras estão levantadas cerca de 3 centímetros acima do pavimento e leva as pessoas a tropeçarem, tal como os carrinhos de bebé, assim como pessoas com mobilidade reduzida em cadeiras de rodas. Esta situação é mais acentuada na área que une os dois antigos chafarizes, hoje jardins, e cremos que pode ter sido por infiltração de água, mas assim não pode continuar porque está em causa a segurança dos pedestres”, sublinha o Braga para Todos.

O movimento refere que esta situação “não é recente” e que a reportaram na altura em que denunciaram os buracos e fios visíveis nos antigos chafarizes laterais da Praça da República. “O piso mantém-se sem intervenção e continua a originar acidentes. A política local pode não ser tão atrativa para alguns políticos como estar  no parlamento, mas  o seu impacto é crucial no dia a dia dos que habitam esse espaço físico. Ricardo Rio deve começar a perceber que arranjar o pavimento é responder ao que os cidadãos anseiam: uma cidade melhor, mais segura, que lamentavelmente não temos”, finalizou o Braga para Todos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES