Terça-feira, Abril 30, 2024
13.4 C
Braga
CulturaOpereta convida a viagem pela história musical das festas de São João...

Opereta convida a viagem pela história musical das festas de São João de Braga

© Associação de Festas do São João de Braga

A Associação de Festas de São João de Braga apresentou, no último dia das festas, o trabalho musical “Uma viagem musical pelo São João de Braga”. A opereta criada desafia a comunidade a revisitar os sons sanjoaninos.

Desenvolvida por Daniel Pereira Cristo e pela Associação Cultural Arca dos Sons, com assessoria de José Machado, a obra reflete o encontro de um conjunto de soluções desenvolvidas em torno de um tema tradicional, reconfigurado numa abordagem musical que se concretizou, não a partir de uma só melodia, mas de vários temas e de várias expressões poético-musicais.

A construção do trabalho levou a que Daniel Pereira Cristo cerzisse uma tapeçaria musical a partir de unidades temáticas e rítmicas e a partir de modalidades e funcionalidades musicais que os cantares e as músicas sanjoaninas sedimentaram na cidade de Braga. Realidades musicais como os cantares de terno, o hino de São João, os cantos processionais e as modas de baile, configuram a festa sanjoanina como paradigma de misturas, interferências, absorções, empréstimos e contaminações de sons, estando representadas ao longo dos sete minutos da viagem musical. Já os contributos temáticos e melódicos de José Machado permitiram criar um fio condutor para a viagem sonora, conjugando a poesia com as melodias populares, recorrendo às figuras criativas da citação, da imitação, da paródia e da recriação.

 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES