
A 43.ª Mostra Internacional de Artesanato e Cerâmica realiza-se de 31 de julho a 9 de agosto, no Parque da Cidade de Barcelos, reunindo artesãos, ceramistas, associações, produtores e grupos folclóricos num dos maiores eventos culturais do concelho.
Ao longo de dez dias, o certame volta a destacar o artesanato tradicional e a cerâmica, reforçando o estatuto de Barcelos como Cidade Criativa da UNESCO no Artesanato e Arte Popular. A programação inclui demonstrações de artes e ofícios, animação de rua, gastronomia, provas de Vinhos de Barcelos e a XI Feira do Melão Casca de Carvalho, que decorre nos dias 1 e 2 de agosto.
A dimensão internacional estará também em evidência com a participação de várias Cidades Criativas da UNESCO e de grupos de folclore oriundos de países como Equador, Peru, Argentina, França, México, Letónia e Indonésia.
Um dos destaques da iniciativa volta a ser a realização de 25 workshops, onde o público poderá experimentar técnicas como olaria, Figurado de Barcelos, pintura de azulejo, bordado de crivo, cestaria, tecelagem e modelação em barro.
O programa inclui ainda concertos diários no Palco Mostra, com atuações de Rita Rocha, Kumpania Algazarra, Quim Barreiros, Santamaria, Belcanto, Antikua e Ricardo Ribeiro, entre outros espetáculos.
Com entrada gratuita, a Mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 18:00 e as 24:00, e aos fins de semana entre as 16:00 e as 24:00.


