Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioRegiãoCabeceiras de Basto900 petizes de Cabeceiras de Basto foram ao teatro para celebrar o...

900 petizes de Cabeceiras de Basto foram ao teatro para celebrar o Dia da Criança

© CM Cabeceiras de Basto

Cerca de 900 crianças dos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo de Cabeceiras de Basto assistiram ao longo deste dia 1 de junho o Dia Mundial da Criança, à encenação teatral ‘Espanta Pardais’, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, CLDS-4G/Projeto Vivências e CPCJ.

A iniciativa de grande animação, magia e muita fantasia contou, no global, com a presença de 867 crianças dos jardins de infância, escolas básicas do 1.º ciclo do Agrupamento e do Centro Social de Cabeceiras de Basto.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, assistiu ao evento, fazendo-se acompanhar da vereadora da Educação, Carla Lousada, do presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, e da diretora do Agrupamento de Escolas, Céu Caridade.

O espetáculo apresentado ao jovem público pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), inicialmente previsto para o Parque Urbano, acabou por decorrer no auditório da Casa da Juventude, devido à instabilidade climatérica que se fez sentir ao longo do dia de hoje. 

Adaptado do livro ‘Espanta Pardais’ da autora Maria Rosa Colaço, obra incluída no Plano Nacional de Leitura, a peça de teatro, com o mesmo título, contou a história do “espantalho Espanta-Pardais que deseja, unicamente, caminhar na Estrada Larga. Contudo, para chegar lá, ele tem de fazer qualquer coisa de belo e, com a ajuda da sua amiga Maria Primavera, o protagonista embarca numa aventura em busca do seu desejo, aprendendo uma poderosa lição: ajudar sempre os outros sem esperar nada em troca”. 

No final de cada sessão foi oferecido a todas as crianças participantes um pequeno lanche e uma lembrança como forma de assinalar a data comemorativa.

O Dia das Criança é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. O Dia Internacional da Criança a 1 de junho é celebrado em países como Portugal, Angola e Moçambique.

A ONU – Organização das Nações Unidas reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS