5º Café Intercultural de Braga mostra cultura gastronómica senegalense
Quarta-feira , Outubro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2618
Principal / Cultura / 5º Café Intercultural de Braga mostra cultura gastronómica senegalense

5º Café Intercultural de Braga mostra cultura gastronómica senegalense

No âmbito do projeto “DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural”, realizou-se na terça-feira o 5º Café Intercultural, um momento de partilha entre pessoas que escolheram Braga como cidade residente, iniciativa que decorreu no Human Power Hub Braga.

O encontro contou com a participação dos Mediadores Municipais e Interculturais Rómulo Barreto e Saidatina Dias. Rómulo Barreto, durante a sua apresentação, vincou que “o principal objetivo dos mediadores é encontrar caminhos, orientar e apoiar”, referindo ainda que este se tem “demonstrado um trabalho desafiante e muito gratificante”.

De origem senegalesa, Saidatina Dias presenteou os participantes com uma mostra da cultura gastronómica senegalense, expondo e dando a provar algumas iguarias: pastéis de carne, doces beignets e sumos de gengibre e hibiscos.

Sendo Braga uma cidade que acolhe diversas nacionalidades, o Café Intercultural tem como principal objetivo a partilha de experiências e saberes do mundo.

Este projeto é uma iniciativa do Município de Braga, financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que tem como propósito promover espaços, oportunidades e movimentos de informação que fomentem a integração e união das diversas comunidades migrantes que habitam na cidade de Braga.

Envolver toda a sociedade, os bracarenses e os que têm vindo a eleger Braga como novo local de residência na promoção da igualdade, da partilha de culturas e do diálogo, são algumas das metas que se pretendem atingir com este projeto. A iniciativa Café Intercultural tem-se evidenciado pela oportunidade de partilha profícua de experiências culturais e sociais.

O próximo Café Intercultural realiza-se no dia 8 de outubro, às 15h00, no espaço AAUM (Campus de Gualtar, Universidade do Minho), subordinado ao tema “Estudantes Timorenses: ambições e desafios”. A participação está sujeita a inscrição prévia.