300 beatas recolhidas em 58 minutos junto à Sé de Braga
Quarta-feira , Outubro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2618
Principal / Braga / 300 beatas recolhidas em 58 minutos junto à Sé de Braga

300 beatas recolhidas em 58 minutos junto à Sé de Braga

Foram recolhidas, na manhã deste sábado, 300 beatas de cigarro em redor da Sé de Braga, no espaço de 58 minutos. Esta ação ambiental foi realizada por Carlos Dobreira, ambientalista bracarense.

De acordo com o ambientalista, esta foi uma ação de protesto face à ação de sensibilização “Braga sem beatas”, levada a cabo pelo Município de Braga e a Associação Comercial, que visa reduzir as beatas no chão, apelando à comunidade para depositar as mesmas nas papeleiras com cinzeiro instaladas na cidade.

Carlos Dobreira afirma que irá enviar as beatas recolhidas esta manhã para Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.

“Esta ação evidencia algum desnorte pela ineficácia e a inexistência de uma política de recolha e transformação de beatas de cigarro, por exemplo, em estrutura construtiva (e-tijolo), conforme já apelei na Assembleia Municipal de Braga realizada em julho de 2019. A isto acresce o orçamento dispendioso destinado à colocação de outdoors, painéis e panfletos no âmbito da ação”, realça o ambientalista.

“O Município de Braga podia seguir o exemplo do Município de Guimarães, que já tem uma política de reconversão de beatas de cigarro e de chicletes”, finaliza Carlos Dobreira.