Terça-feira, Janeiro 18, 2022
7.7 C
Braga
InícioBraga30 alunos de Braga premiados no âmbito do projeto nacional "Milage Aprender...

30 alunos de Braga premiados no âmbito do projeto nacional “Milage Aprender +”

© CM Braga

O Município de Braga, em parceria com a Universidade do Algarve, desenvolve o projeto “Milage Aprender +”. Este programa visa alargar as aprendizagens para espaços de salas de aula virtuais num sistema de aprendizagem misto, procurando garantir a motivação e a melhoria das aprendizagens na área da matemática, mas também noutras áreas de ensino. A referida plataforma permite ainda aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.

O projeto, que abrange o território nacional, é direcionado a professores e alunos do 2.º e 3.º ciclos de ensino e tem como principais objetivos a promoção da qualidade do ensino/aprendizagem da matemática para espaços de salas de aula virtuais, implementar o “plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas “Aprender + Matemática” e promover a divulgação do projeto e dos recursos produzidos, propondo a utilização dos mesmos junto dos agrupamentos de escolas.

No Município de Braga estão envolvidos no projeto os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, Celeirós, André Soares, Francisco Sanches, Maximinos,  Trigal de Santa Maria, Mosteiro e Cávado e Real.

Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, “a matemática é uma ciência de grande consideração para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo, sendo que a sua aprendizagem deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade das crianças e dos jovens de formar e resolver problemas que contribuam para a compreensão, auxílio e intervenção no mundo que as rodeia”.

“É nosso dever proporcionar oportunidades de fomento da aprendizagem das várias áreas disciplinares do currículo. É certo que o professor tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo gosto das matérias devendo facultar múltiplas experiências, apoiando a reflexão e pensamento crítico dos nossos alunos”, acrescenta a vereadora.

Para Carla Sepúlveda, “é fundamental que este tipo de ferramentas sejam disponibilizados aos professores, para que lhes seja permitido desenvolver aulas mais ativas e com acesso a novas experiências didáticas. Acredito que a aprendizagem deve respeitar e possibilitar a diversidade para que, em contexto de sala de aula, as abordagens possam ser cada vez mais inclusivas para o professor e aluno”.

“É com base nesta aspiração que o Município de Braga continuará a apostar e investir em projetos que se verifiquem como uma mais-valia no desenvolvimento de novas competências e na melhoria das aprendizagens dos nossos alunos”, finaliza.

Braga, a nível nacional, no âmbito do projeto “Milage Aprender +”, conta com 30 alunos premiados. A entrega dos prémios teve lugar nas escolas EB 2/3 de Nogueira, André Soares e Francisco Sanches.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS