Domingo, Setembro 25, 2022
13.9 C
Braga
InícioEducação2880 novos estudantes colocados na Universidade do Minho

2880 novos estudantes colocados na Universidade do Minho

© UMinho

A Universidade do Minho tem 2880 novos estudantes colocados, preenchendo 96,4% das vagas disponibilizadas. A instituição de ensino colocou na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2989 vagas, num quadro em que 3955 estudantes procuraram a UMinho em primeira opção e as duas novas licenciaturas lançadas neste concurso com apoio PRR – as licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e Ciências de Dados – viram as suas vagas totalmente preenchidas (30 e 31 vagas, respetivamente).

No CNAES, oito cursos de diversas Escolas/Institutos da UMinho tiveram classificação mínima de entrada igual ou superior a 17 valores. O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi o de Engenharia Aeroespacial (186,2), seguido dos cursos de Medicina (185,8), Arquitetura (177,5), Direito e Engenharia e Gestão Industrial (174,2), Gestão (173,8), Engenharia Biomédica (172,0) e Psicologia (171,6). De notar que 23 licenciaturas da Instituição tiveram uma classificação igual ou superior a 16 valores.

A procura de cursos da UMinho, em primeira opção, foi bastante elevada, correspondendo a um rácio de 1,4 alunos por vaga disponibilizada, sendo a quarta Universidade com maior números de candidatos colocados a nível nacional.

Em comunicado enviado à Braga TV, a Universidade do Minho vê “confirmada, mais uma vez, a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos. Os elevados níveis de procura representam uma grande responsabilidade para a Universidade, que continuará a ter como objetivo essencial da sua ação assegurar uma educação superior que se paute por padrões de elevada qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação das pessoas e o desenvolvimento da região e do país”.

Matrículas online com apoio de “embaixadores”

O processo de inscrição de novos estudantes na UMinho decorre exclusivamente online, de 12 a 16 de setembro. Os colocados/novos estudantes têm à disposição um tutorial que explica o processo passo a passo. A UMinho criou também uma equipa de apoio, que inclui atuais estudantes da instituição, para responder a dúvidas durante a fase de inscrições. Essa equipa vai funcionar a partir de segunda-feira, das 09:30 às 17:30, através das hiperligações e do chatbot acessíveis aqui, bem como pelo telefone 253604112.

A UMinho volta a apresentar um acolhimento inovador no início do ano letivo. Os “embaixadores UMinho”, estudantes das várias áreas de saber desta academia, vão dar a conhecer “tudo” sobre a universidade, as suas unidades orgânicas, os cursos e as rotinas aos novos colegas. Cerca de 300 embaixadores participaram, ao longo da última semana, em atividades de formação nos campi. A UMinho conta com eles para as 1ª, 2ª e 3ª fases de matrícula e acolhimento no âmbito do concurso nacional de acesso.

Reitoria, Escolas e AAUMinho preparam acolhimento

O programa de acolhimento é promovido pela UMinho e pela Associação Académica (AAUMinho), com a participação generalizada de toda a academia. As Escolas e Institutos apresentam um programa com formato desdobrado, recebendo os novos alunos de cada curso na tarde de 16 de setembro e/ou na manhã de 19 de setembro. A cerimónia oficial de boas-vindas com o Reitor, Rui Vieira de Castro e o Presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, é no dia 19, às 15h30, no Pavilhão Desportivo do campus de Gualtar, em Braga. 

O Programa de Acolhimento 2022/23 da Universidade do Minho contempla um conjunto de atividades de cariz cultural, desportivo e social ao longo do próximo mês, em Braga e Guimarães. Nos próximos dias prevê-se um GPS (dia 16) e uma mostra associativa pelos campi (dia 20), um GPS pelas duas cidades (dia 22) e saraus com grupos culturais da UMinho (dias 22 e 29). Em outubro, Guimarães vai receber as Serenatas Velhas (dia 11), a Latada (dia 12) e concertos noturnos, no Multiusos (dias 12 a 15).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS