Quinta-feira, Julho 29, 2021
18.8 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesComemorações do 25 de Abril em Guimarães assinalam inquietação dos tempos atuais

Comemorações do 25 de Abril em Guimarães assinalam inquietação dos tempos atuais

CM Guimarães

O programa das comemorações do 25 de abril – “Abril com Cantigas do Maio” – prolonga-se entre os dias 23 de abril e 1 de maio, mantendo um modelo de cooperação entre a Câmara Municipal de Guimarães e as instituições vimaranenses como Centro Infantil e Cultural e Popular, Cineclube de Guimarães, Círculo de Arte e Recreio, Convívio – Associação Cultural e Recreativa, Sociedade Martins Sarmento e ainda Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Sob o tema “Inquietação”, o programa contempla várias iniciativas de homenagem a José Mário Branco. “Este programa foi construído coletivamente, num cruzamento entre várias entidades, com memórias expostas, músicas de abril cantadas e tocadas ao vivo e em diferentes linguagens”, assinalou Paulo Lopes Silva, adjunto da vereadora da Cultura, em conferência de imprensa realizada na Sociedade Martins Sarmento. “Esta homenagem a José Mário Branco já estava preparada para acontecer no ano passado, mas não foi possível. A homenagem justa virá certamente com o tempo, mas ficou esta Inquietação relacionada com o tempo que estamos a viver”. A conferência contou com as presenças de Antero Ferreira (Sociedade Martins Sarmento), Torcato Ribeiro (Centro Infantil e Cultural e Popular), César Machado (Convívio) e Carlos Mesquita (Cineclube de Guimarães).

A vereadora da Cultura, Adelina Pinto, referiu o “momento de felicidade que estas comemorações trazem, pela inquietação do momento, pela necessidade de voltarmos aos valores de abril e pela metáfora de voltarmos ao Grande Auditório do CCVF para celebrar abril e a liberdade”.

Os contributos para este programa foram discutidos de uma forma integrada, devidamente adaptados à situação de pandemia. A primeira iniciativa do programa está agendada para 23 de abril, com a inauguração da exposição da discografia de José Mário Branco, na Sociedade Martins Sarmento. No dia 24 de abril, realiza-se o concerto “Sons da Liberdade”, sob a direção artística de Vasco Silva Faria, Carlos Mesquita e César Machado. “Este é um momento importante, porque assinala também o regresso aos palcos, na semana em que as salas de espetáculo reabrem as portas ao público. É uma outra forma de celebrar a Liberdade”, assinalou Paulo Lopes Silva.  No dia 25, domingo, realiza-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal, às 11 horas, na Black Box da Plataforma das Artes e com transmissão em direto no Facebook do Município de Guimarães.

Entre os dias 25 e 29 de abril, decorre uma iniciativa online – “As Portas que Abril Abriu” – com a apresentação de testemunhos em vídeo, tendo como mote o acervo fotográfico de Simão Freitas. No dia 26 de abril, às 18 horas, o Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, participa no colóquio alusivo a José Mário Branco – “As Palavras e as Canções”, com transmissão em direto no canal do youtube da Sociedade Martins Sarmento.

No dia 30 de abril, decorre um concerto em formato misto (presencial e live streaming) designado por “Inquiet’ Ensemble” em homenagem jazz ao músico, pelas 19 horas. No mesmo dia, decorre ainda uma conversa informal sobre José Mário Branco, às 22 horas, com a participação de João Salgado, Hugo Castro, Ricardo Andrade e António Branco.

No dia 1 de maio, por iniciativa do Círculo de Arte e Recreio, será a apresentação pública da Fanzine 2021 “Qual é a Tua, Oh Meu”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS