Quinta-feira, Junho 20, 2024
21.4 C
Braga
Braga23 mil escuteiros celebram em Braga o centenário do CNE

23 mil escuteiros celebram em Braga o centenário do CNE

© CM Braga

A cidade de Braga é palco, este fim de semana, das comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismos Católico Português, acolhendo cerca de 23 mil escuteiros vindos de todo o país.

© CM Braga

O Altice Forum Braga recebeu hoje a Sessão Comemorativa do Centenário, que incluiu a Celebração Eucarística, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, da vereadora Carla Sepúlveda, do Ministro da Educação, João Costa, e do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, entre outras personalidades.

“Braga foi inundada por uma imensidão de jovens que trouxeram o ânimo, o fulgor, a vitalidade e a alegria de fazerem parte de um movimento que ostenta o entusiasmo próprio de quem vive com o sentido de servir. Vocês contribuem, através das vossas acções, para o bem-estar de toda a comunidade. Deixo também um agradecimento profundo aos membros do CNE, que oferecem a estes jovens a sua dedicação e que promovem o sentido de pertença a algo que os une”, referiu Sameiro Araújo.

© CM Braga

Da parte da manhã e tarde realizaram-se, em vários pontos da cidade, diversas atividades, como a inauguração de um monumento evocativo do Centenário da autoria do escultor Paulo Neves, o lançamento pelos CTT de um selo comemorativo da data (com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia), o Fórum 100, concertos e workshops escutistas para dar a conhecer o CNE e Braga, o berço do escutismo português.

Amanhã o evento prossegue com mais atividades escutistas e visitas culturais por toda a cidade. Fundado em 1923, o CNE é considerado a maior associação de jovens em Portugal, contando com cerca de 67 mil membros. Os escuteiros estão distribuídos em quatro secções — Lobitos (dos 6 aos 10 anos), Exploradores e Moços (10-14), Pioneiros e Marinheiros (14-18) e Caminheiros e Companheiros (18-22). Estão ainda contabilizados mais de 14 mil Dirigentes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES