Segunda-feira, Maio 17, 2021
10.6 C
Braga
InícioDesportoAtletismo20 atletas portugueses garantem qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio

20 atletas portugueses garantem qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Federação Portuguesa de Atletismo

Onze portugueses já garantiram marca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade de atletismo, outros nove estão dentro dos parâmetros de qualificação pelos World Rankings.

Neste caminho, os portugueses já asseguraram 11 qualificações diretas por terem atingido as marcas exigidas, por intermédio de Patrícia Mamona e Evelise Veiga, no triplo-salto, Auriol Dongmo, no lançamento do peso, Liliana Cá, no lançamento do disco, Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Sara Moreira, na maratona, e Ana Cabecinha, nos 20 km marcha, no que concerne à participação feminina; Pedro Pichardo, no triplo-salto, Francisco Belo, no lançamento do peso, e João Vieira, nos 50 km marcha; em masculinos.

Contudo, a qualificação para os Jogos Olímpicos não se esgota nas marcas de apuramento direto, passando, também, pelo preenchimento das quotas de participação pré-definidas, que em muitas das disciplinas não serão atingidas pela qualificação direta. Para um número significativo de atletas, essa possibilidade de participação passa pela sua posição nos World Rankings e, neste contexto, Portugal tem nove atletas em condições de poderem receber esse convite de participação, de acordo com as listas atuais: Lorene Bazolo, nos 100 metros (é a 48ª para uma quota de 56 participantes), Cátia Azevedo, nos 400 metros (41ª, de 48), Marta Pen Freitas, nos 1 500 metros (32ª, de 45), Vera Barbosa, nos 400 metros barreiras (38ª, de 40), Irina Rodrigues, no lançamento do disco (22ª, de 32), em femininos; Carlos Nascimento, nos 100 metros (55º, em 56), Ricardo dos Santos, nos 400 metros (36º, de 48), Nelson Évora, no triplo-salto (23º, de 32), e Tsanko Arnaudov, no lançamento do peso (32º, de 32).

Dois atletas já qualificados para duas provas também estão nas quotas pelos World Rankings: Evelise Veiga, no comprimento (29ª, de 32), e João Vieira, nos 20 km marcha (51º, de 60).

Muito perto de poderem preencher as quotas pelos World Rankings estão Samuel Barata, nos 10.000 metros (28º, numa prova que tem quota de 26 participantes) e a estafeta mista de 4×400 metros, que está em 18º lugar no ranking (a quota é de 16 equipas).

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS