Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioCulturaYMotion termina em Famalicão com homenagem a Maria João Bastos

YMotion termina em Famalicão com homenagem a Maria João Bastos

© CM Famalicão

Maria João Bastos foi a atriz homenageada na sessão de encerramento da 7ª edição do YMotion. O festival de cinema jovem terminou no passado dia 13 de novembro no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e em que foram atribuídos prémios às melhores curtas-metragens a concurso, com destaque para a consagração do filme «Noite Perpétua» de Pedro Peralta, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida.

“Famalicão, capital do cinema jovem de Portugal” é assim que Mário Passos apelida o concelho famalicense, dado o sucesso do festival de cinema no panorama nacional. “A cultura e a democratização da cultura é uma realidade em Famalicão pela nossa capacidade empreendedora, no que respeita às artes”, destaca o edil. “Queremos trazer para o território iniciativas que promovam a criatividade dos nossos jovens uma dimensão cognitiva muito importante para que os nossos cidadãos do futuro possam ter um espírito crítico”, reforça o presidente da Câmara.

A homenageada da noite, a atriz Maria João Bastos, que se considera “uma eterna aprendiz da arte”, agradeceu a “bonita homenagem, numa noite tão especial” para o cinema jovem nacional. Recordou o início da carreira “da miúda de 12 anos que só queria ser atriz”. “Pensar que vinha aqui ser homenageada, fez-me pensar nestes 35 anos da minha vida, tempo que já dedico a esta minha paixão, feitos de alegrias, de conquistas, de sucessos, mas também feitos de muitas dificuldades, inseguranças, medos, dúvidas, falhas” referiu Maria João Bastos, que deixou uma mensagem aos jovens cineastas e artistas: “nunca deixem de sonhar, acreditem nos vossos sonhos e acreditem em vocês”.

No que refere à competição de curtas-metragens do YMotion, o Prémio do Público foi entregue a «Submisso» de Susana Silva, o de Melhor Direção de Fotografia a Pedro Peralta, por «Noite Perpétua», o de Melhor Interpretação a Matilde Couso de Arcos, por «Noite Perpétua», o de Melhor Argumento a «A Rainha» de Lúcia Pires, o de Melhor Documentário a «Fruto do Vosso Ventre» de Fábio Silva, o de Melhor Curta de Animação a «Kumaru» de Bruno Maravilha, Tânia Teixeira e Patrícia Santos, e de Escolas Secundárias a «Os cães são mais bonitos quando estão molhados» de Salvador Lobo Xavier. Foram, igualmente, atribuídas Menções Honrosas à curta-metragem «Rapariga de Saturno» de Gonçalo Almeida, assim como ao ator João Cravo Cardoso pela interpretação em «Fora de Jogo», de José Freitas.

Recorde-se que a 7.ª edição do festival de cinema jovem decorreu de 8 a 13 de novembro com eventos na Casa da Juventude, em Famalicão, na Fundação Castro Alves, em Bairro, e no Centro de Estudos Camilianos, em Seide. Ao longo da programação, o YMotion recebeu convidados especiais como Ricardo Pereira, Teresa Tavares, Sónia Balacó, Benedita Pereira, Tiago R. Santos e os Capitão Fausto.

O YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, e com curadoria de Rui Tendinha, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Na edição de 2020, foram recebidas quase duas centenas de curtas-metragens na competição e o realizador Filipe Rufatto recebeu o «Grande Prémio Joaquim de Almeida» pelo seu filme «Sofia» (2019).

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS