Início Cultura XXVIII CELTA homenageou António Guimarães Rodrigues, ex-reitor da UMinho

XXVIII CELTA homenageou António Guimarães Rodrigues, ex-reitor da UMinho

0
27
© Azeituna
© Azeituna

No fim de semana passado, a Azeituna – Universidade do Minho abriu as portas do Theatro Circo, em Braga, para mais um CELTA – Certame Lusitano de Tunas Académicas. Nesta 28.ª edição do festival temático, as tunas participantes foram desafiadas a desenvolver uma apresentação de acordo com o tema do certame, num espetáculo que ficou marcado pela homenagem a António Guimarães Rodrigues, ex-reitor da UMinho, que morreu no passado dia 6 de novembro.

De modo a cumprir o tema, as tunas apresentaram um repertório de pelo menos quatro continentes diferentes do globo, completando “uma autêntica volta ao mundo”.

A Azeituna, como tuna anfitriã, abriu o espetáculo na sexta-feira e fechou o festival no seu segundo e último dia.

O concurso contou com a participação da TUP – Tuna Universitária do Porto, EUL – Estudantina Univeritária e Lisboa, Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, EUC – Estudantina Universitária de Coimbra e a TAIPCA – Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A extra-concurso participou a Azeituna e a TUM – Tuna Universitária do Minho e o CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho), como grupo convidado.

A TUIST venceu o Grande Prémio CELTA Volta ao Mundo, enquanto a EUC foi a segunda melhor tuna e a EUL ficou em terceiro lugar. A TUSIT ainda venceu como Melhor Solista e a EUC venceu o prémio de Melhor Instrumental. O prémio de Melhor Pandeireta foi para a Desertuna  e o Melhor Porta-Estandarte foi para a EUL, que também venceu o prémio Tuna mais Tuna.