Segunda-feira, Abril 19, 2021
12.2 C
Braga
InícioRegiãoVizelaVizela Romana muda-se para a Praça da República

Vizela Romana muda-se para a Praça da República

CM Vizela

A estátua da Vizela Romana saiu do Jardim Manuel Faria e foi instalada na Praça da República. O reposicionamento da estátua foi acompanhado por Victor Hugo Salgado, presidente do Município de Vizela, e de Joaquim Meireles, vereador das Obras Municipais.

A Vizela Romana foi, assim, reposicionada na Praça da República, “num exercício de ancoragem da mesma ao palco principal da cidade e à sua sala de visitas, que a dota, sobretudo, de uma envolvência mais duradoura e abrangente, não deixando de manter a sua relação com o Jardim, para o qual permanecerá voltada”.

Neste momento, a obra de requalificação da Praça da república e Jardim Manuel Faria encontra-se em fase de conclusão, estando concluído todo o piso da praça, em calçada portuguesa, com os desenhos dos azulejos romanos que foram encontrados aquando das últimas escavações nesse local.

A escadaria central no jardim que, tomando o papel de sua porta principal, conduz ao jardim, “numa interação natural desde aí até à Vizela Romana, agora posicionada na Praça da República, estendendo-se ainda visualmente com o monte do São Bento”.

“Outro dos elementos de destaque nesta obra é o coreto, que está a ser totalmente recuperado e tratado no seu interior, com o pressuposto de uma estadia mais permanente, mas também, com melhores condições do seu acesso a todos quantos privilegiem esta nova relação sensorial e espacial com o Jardim. Outro dos elementos é o espelho de água, cuja intervenção se encontra em fase de conclusão, em especial a bordadura do lago. De destacar ainda a recuperação de uma cabine telefónica de estilo clássico/antigo que veio substituir a cabine de alumínio que se encontrava no Jardim Manuel Faria”, explica a Autarquia vizelense.

A obra de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria tem um valor de 1.843.085 euros e será comparticipada pelo FEDER a 100%, sendo que à Câmara Municipal de Vizela caberá com o pagamento dos trabalhos a mais ou imprevistos.

“O projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o concelho, e vem no seguimento do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e do RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, e envolve a reestruturação do desenho da praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento”, destaca o Município.

Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação “é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do concelho”.

A Câmara Municipal considera a requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria uma obra “de extrema relevância para o concelho e que vai deixar orgulhoso cada vizelense”, pelo que apela à “cooperação e compreensão de todos os moradores e comerciantes”, pedindo desculpa “por todos os constrangimentos, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS