O Orçamento Participativo Jovem de Vizela recebeu este ano dez propostas de candidatura, relacionadas com as mais diversas áreas da sociedade, tais como ambiente, cultura, edução, desporto e mobilidade.
Nesta fase, as propostas serão agora submetidas a uma análise técnica, para averiguar a sua viabilidade de execução e a sua conformidade com as normas dispositivas da iniciativa.
De acordo com a Câmara de Vizela, o perfil dos jovens proponentes é diversificado, tanto na idade, no género e no tipo de propostas apresentadas.
O Orçamento Participativo Jovem de Vizela é uma iniciativa que permite a qualquer jovem entre os 12 e os 30 anos, residente, estudante ou trabalhador no concelho de Vizela, apresentar uma ideia para ser implementada no território vizelense, no valor máximo de 15.000 euros. As propostas apresentadas, que respeitarem os critérios e normas previstas, serão submetidas a votação por parte dos jovens de Vizela. A proposta mais votada será implementada até ao primeiro semestre do próximo ano.
Um dos grandes objetivos do Orçamento Participativo Jovem é proporcionar á comunidade juvenil um espaço de participação no qual podem influenciar e decidir sobre políticas públicas relacionadas com a juventude.