Atendendo à escalada do número de infetados por Covid-19 em Vizela, com indicadores que coloca o concelho como um dos mais afetados do país, a Câmara Municipal, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte e com a Unilabs Portugal, criou um centro de rastreio “drive thru”. O centro de testes, que entrou esta manhã em funcionamento, encontra-se instalado na Marginal Ribeirinha.
A instalação deste equipamento vai permitir aumentar a capacidade de testagem no concelho, dispondo de duas linhas de realização de testes, com a capacidade para realizar 200 testes por dia.
O centro de rastreio “drive thru” destina-se a cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem não possuir esta prescrição pode requerer o exame assumindo os custos inerentes à sua realização. Em qualquer das situações, os cidadãos deverão fazer a sua marcação obrigatória através do contacto 220 125 001.
O “drive thru” de Vizela funciona de segunda-feia a sábado, das 09:00 às 18:00. Os cidadãos não necessitam sair do carro para efetuar o diagnóstico, sendo depois os resultados enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de saúde pública, no prazo de 24 a 48 horas.