Vizela inicia pavimentação da ciclovia
Sexta-feira , Dezembro 4 2020 Periodicidade Diária nº 2655
Principal / Região / Vizela inicia pavimentação da ciclovia

Vizela inicia pavimentação da ciclovia

CM Vizela

No seguimento do Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável de Vizela – RUS, a Câmara Municipal de Vizela iniciou os trabalhos de pavimentação da obra da ciclovia.

A obra da “Ciclovia – PAMUS – Plano de Atuação para a Melhoria da Acessibilidade e Mobilidade Suave de Vizela” passa pela execução de melhorias no centro da cidade ao nível da mobilidade e a criação de uma rede urbana clicável, tendo em vista não só facilitar a circulação, mas também retirar o trânsito automóvel do centro. Esta intervenção prevê ainda dotar a nível de acessibilidade todas as ruas do município, com a finalidade de elaborar critérios de adaptação e supressão das barreiras arquitetónicas, dando cumprimento à legislação.

O objetivo desta obra é melhorar a qualidade do espaço público urbano, enquanto suporte para as deslocações, procurando compatibilizar a fluidez com a segurança, a qualidade do ar, através da diminuição das emissões de CO2, e o ambiente acústico, assim como salvaguardar as necessidades dos cidadãos com mobilidade condicionada.

O PAMUS – Plano de Atuação para a Melhoria da Acessibilidade e Mobilidade Suave de Vizela (Execução de Ciclovia – PAMUS) resulta de uma candidatura apresentada e aprovada por este Executivo Municipal, a 22 de outubro de 2019, ao NORTE 2020, FEDER, num investimento total de 439.022,51 euros e investimento elegível de 363.565,09 euros.

A Câmara Municipal de Vizela apela à cooperação e compreensão de todos os munícipes face aos constrangimentos resultantes da obra, reiterando que “trata-se de uma obra de extrema relevância para o concelho, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes”.