Quarta-feira, Março 3, 2021
9.4 C
Braga
Início Região Vizela Vizela inicia obra da Ponte da Aliança

Vizela inicia obra da Ponte da Aliança

CM Vizela

A obra de construção da Ponte de Santo Adrião (Ponte Nova – Aliança) e acessos iniciou esta semana. A construção da Ponte da Aliança, que fará a ligação entre Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio), vai reduzir o tráfego no centro urbano, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados.

De acordo com o projeto de execução, a construção da ponte contemplará:

  • Ponte numa extensão de 60 metros, com um único arco (vão de 45,00 metros);
  • Tabuleiro de 10 metros de largura e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados;
  • Eletrificação, nomeadamente a colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestrutura;
  • Colocação de tubagem em manilhas de betão com 1 metro de diâmetro;
  • Guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte.

O projeto prevê também a requalificação das vias que constituirão o acesso à Ponte da Aliança, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

Os trabalhos a efetuar nas vias em apreço consistem no alargamento das vias, construção de muros de vedação, construção de passeios para peões, execução de rede de águas pluviais, alteração das infraestruturas de iluminação pública e outras.

O objetivo principal do projeto de requalificação das vias de acesso à ponte prende-se com a melhoria de ligação para o trânsito da EN 101-3, bem como garantir as condições de segurança para os peões.

A Câmara Municipal considera a construção desta travessia como “um projeto fundamental para o concelho de Vizela para garantir e consolidar a rede viária municipal, uma obra que é agora uma realidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS