Quarta-feira, Agosto 10, 2022
26 C
Braga
InícioBragaVinho Verde Fest está de regresso a Braga de 8 a 10...

Vinho Verde Fest está de regresso a Braga de 8 a 10 de julho

© CM Braga

Decorreu hoje a apresentação da 9ª edição do Vinho Verde Fest. O evento, de regresso a Braga após dois anos de interregno devido à pandemia, decorrerá de 8 a 10 de julho nos Jardins da Avenida Central e será um espaço de partilha de conhecimento, degustação, convívio e muita animação.

Dinamizado pela Associação Empresarial de Braga e pelo Município de Braga, o Vinho Verde Fest é considerado o principal evento de ativação de marca dos vinhos verdes junto dos consumidores. Ao longo das suas edições tem ajudado a divulgar novos produtos e sabores dos vinhos verdes da região do Minho, afirmando a importância desta categoria de vinho no âmbito nacional e internacional.

O certame inclui uma mostra de mais de 200 referências de vinhos, street food, showcookings e animação musical. Conta com 27 produtores de vinho verde oriundos de seis sub-regiões e 10 expositores de street food. O concurso de vinho conta com sete categorias (branco, tinto, rosado, espumante, alvarinho, loureiro e vinhão) e a participação de 22 produtores.

A entrada no evento é livre, sendo que a realização de provas de vinho é efetuada em copos e senhas de provas vendidos pela organização. Cada copo tem um custo de 2 euros e cada prova vínica tem um custo de 1 euro. O evento terá o seguinte horário: sexta e sábado (dias 8 e 9 de julho) das 16:00 às 02:00 e domingo (10 julho) das 16:00 às 22:00.

Estima-se que pela edição deste ano passam mais de 50 mil pessoas e que se atinjam as 20 mil provas de vinho, representando a prova e venda de cerca de 6 mil litros de vinho verde.

Braga tem-se afirmado como o centro da promoção do vinho verde, um produto de excelência da região, através de um conjunto de iniciativas com os parceiros do setor, destacando-se o Vinho Verde Fest e o Verde Cool. O setor dos vinhos contribui para a coesão social e territorial através da fixação de população em territórios de baixa densidade, gerando desenvolvimento, riqueza e emprego.

A apresentação contou com a presença de Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques, diretor-geral da Associação Empresarial de Braga, e Agostinho Peixoto, da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS