Terça-feira, Abril 29, 2025
22.8 C
Braga
RegiãoVila VerdeVila Verde organiza semana em defesa das florestas naturais

Vila Verde organiza semana em defesa das florestas naturais

Semana da Floresta Autóctone vai ser assinalada com um programa de ações de sensibilização.

© CM Vila Verde

Com o envolvimento das comunidades escolares e iniciativas abertas à população em geral, o Município de Vila Verde dá hoje início a um vasto programa de atividades em diferentes pontos do concelho para assinalar a Semana da Floresta Autóctone.

A plantação de árvores autóctones, ações de sensibilização para a preservação ambiental e para o combate ao desperdício, a promoção de hábitos de vida saudáveis, caminhadas e exposições de valorização da natureza fazem parte do programa destinado às diferentes gerações.

O objetivo é “provocar a comunidade para a importância da conservação das florestas naturais, promovendo as espécies autóctones – como carvalhos e castanheiros, sobreiros, azinheiras, azereiros, loureiros e azevinhos, entre outras – e com maior capacidade de resiliência e valorização dos solos e do ambiente”.

Como agentes de sensibilização junto das famílias e das suas comunidades, as crianças e os jovens dos diferentes níveis de ensino no concelho são desafiados para ações de terreno e aprofundamento dos conhecimentos sobre o património natural de Vila Verde.

Com o objetivo de dar a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho e de forma a promover a biodiversidade, a Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela tem patente ao público, ao longo de toda a semana, a exposição itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza 2024.

O serviço municipal de Proteção Civil, juntamente com equipas de sapadores, promove na tarde desta segunda-feira, a partir das 14:30, uma ação de demonstração de meios de proteção da floresta, com a presença de alunos na Escola Básica de Ribeira de Neira.

A problemática do desperdício alimentar e do seu impacto sobre os recursos naturais vai estar no centro das atenções na terça-feira, numa ação de sensibilização que vai decorrer a partir das 09:25, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, subordinada ao tema “Um Futuro sem Desperdício Alimentar – Qual o nosso contributo?”. Esta temática será também desenvolvida numa visita ao Mercado Abastecedor de Braga (MARB), a promover na quarta-feira pela EB de Oleiros.

Plantação de árvores autóctones é o desafio lançado aos alunos da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, que a partir das 11:00 vão deslocar-se a uma zona em reflorestação, com o apoio de técnicos do Horto Municipal.

Na sexta-feira, o programa envolve alunos do ensino secundário e da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), com ações na Biblioteca Municipal.

A encerrar a semana, a população em geral é convidada para a caminhada ambiental do Moinho Velho, promovida pelo projeto municipal SANUS. O ponto de partida está marcado para as 09:00, na Avenida Sá de Miranda, em Dossãos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES