Vieira do Minho vai receber as XII Jornadas Micológicas no dia 16 de novembro, uma atividade que integra o Mercado de Outono, que se realizará entre 15 e 17 de novembro.
Esta iniciativa é organizada pela Autarquia de Vieira do Minho e faz parte do programa “Sentir Vieira 24”, gratuita para todos os participantes.
O objetivo das jornadas é “proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender a colher e identificar as diversas espécies de cogumelos que habitam a Serra da Cabreira, uma região reconhecida pela sua rica biodiversidade e recursos naturais”. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a micologia e os ecossistemas da serra, destacando sua importância para a produção de cogumelos.
“A Serra da Cabreira é lar de uma vasta gama de cogumelos, incluindo espécies comestíveis, venenosas e até alucinogénias. Identificar corretamente um cogumelo como comestível ou tóxico pode ser um desafio complexo, pois os métodos tradicionais de identificação frequentemente não são suficientes e podem, de fato, ser perigosos. Especialistas alertam que o consumo de cogumelos venenosos pode levar a consequências graves, inclusive à morte, reforçando a necessidade de um aprendizado mais aprofundado sobre o tema”, refere a Câmara Municipal.
As Jornadas Micológicas vão começar com a receção aos participantes no Posto de Turismo de Vieira do Minho, às 09:00, seguida de uma expedição pela Serra da Cabreira. Às 13:30, os participantes poderão desfrutar de um almoço em um restaurante local, onde será oferecida uma degustação de alguns dos cogumelos apanhados, para o qual é necessária a inscrição prévia. Às 15:00, será feita a identificação e catalogação dos cogumelos silvestres coletados durante a manhã.
Para mais informações e para formalizar a inscrição, os interessados podem entrar em contacto com o Posto de Turismo de Vieira do Minho pelo telefone 253 649 240 ou através do e-mail [email protected].