Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoVieira do Minho inaugurou obras de requalificação da Casa do Guarda

Vieira do Minho inaugurou obras de requalificação da Casa do Guarda

© CM Vieira do Minho

No âmbito das comemorações do 48º aniversário da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Vieira do Minho inaugurou ontem as obras de requalificação da Casa do Guarda no Parque Florestal, onde funcionava a sede da Administração Florestal de Vieira do Minho.

O momento que foi presenciado por várias individualidades do concelho e contou com a presença da diretora da Conservação da Natureza e Florestas, Sandra Sarmento.

A obra de requalificação da Casa pretendeu promover a conservação e proteção de um dos ativos patrimoniais do Município, bem como a salvaguarda da sua população e do seu território.

O edifício, que outrora albergou a sede dos Serviços Florestais de Vieira do Minho, faz parte integrante da memória coletiva do concelho. Do conceito da intervenção destaca-se o propósito da preservação da memória do edifício, da sua identidade, ao mesmo tempo que unifica com o restante espaço urbano.

A intervenção visou a reabilitação integral do edifício, dotando o equipamento com caráter inovador, desenvolvido de modo estruturado, programado e direcionado, para as necessidades do município e da sua população.

O edifício irá albergar o Centro Municipal de Proteção Civil, os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Centro de Alojamento Temporário de Emergência e o Centro Interpretativo da Serra da Cabreira.

Para o presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, esta obra de requalificação “é um marco importante para a valorização do património de Vieira do Minho e resulta da excelente cooperação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Sandra Sarmento, Diretora do Instituo de Conservação da Natureza e Florestas considerou que esta obra vem de encontro ao importante investimento realizado no perímetro florestal de Vieira do Minho nos últimos anos”.

A obra de requalificação resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Norte 2020 –FEDER, financiada a 85%, que ultrapassou os duzentos mil euros.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS