Quarta-feira, Agosto 17, 2022
17.3 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoVieira do Minho inaugura exposição de Cordofones

Vieira do Minho inaugura exposição de Cordofones

© CM Vieira do Minho

A Casa da Cultura de Vieira do Minho inaugura amanhã, pelas 18:00, a  Exposição de Cordofones “ Instrumentos do Mundo made in PT”, realizada no âmbito da Feira do Livro que vai decorrer este fim de semana.

Trata-se de uma exposição de Autoria da APC Instrumentos Musicais que retrata a história da conceção de instrumentos de cordas feitos em Portugal e enviados para diversas partes do Mundo.

Desde o cavaquinho, tão tradicional e característico do Minho e tocado por todo o país, podemos ver uma amostra dos cordofones mais tradicionais em Portugal, “viola da terra” de cada região do nosso país, a versátil Braguesa, que é cada vez mais uma viola de referência, passando pelas incontornáveis guitarras portuguesas que tão caracteristicamente representam o Fado e a saudade de um povo.

Vários instrumentos tão conhecidos como um cavaquinho brasileiro, que tão bem ecoa no samba, passando pela guitarra flamenca, icónica de Espanha ou um maravilhoso alaúde árabe, que encanta com uma sonoridade única. São apenas alguns exemplos dos instrumentos que podem ser apreciados na exposição “Instrumentos do Mundo made in PT”.

De referir, ainda que a APC Instrumentos Musicais, é uma empresa criada em 1976 por António Pinto Carvalho, com o propósito de construir cordofones e dar continuidade à tradição familiar, que ainda hoje mantém, em Celeirós, uma freguesia da cidade de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS