Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoVieira do Minho entrega armadilhas para combater vespa asiática

Vieira do Minho entrega armadilhas para combater vespa asiática

© CM Viera do Minho

A Câmara Municipal de Vieira do Minho promoveu esta semana uma sessão de sensibilização junto dos apicultores do concelho tendo em vista a entrega de armadilhas para combate à vespa asiática.

Na sessão conduzida pelo presidente da Câmara, António Cardoso, foram entregues armadilhas aos apicultores com apiários ativos no concelho. A implementação desta rede de armadilhas pretende limitar o impacto da espécie invasora, permitindo a captura de vespas e, numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras.

Com esta iniciativa, o Município de Vieira do Minho pretende envolver os apicultores e as Juntas de Freguesia, com o objetivo de proceder à sua colocação nas proximidades dos apiários, em zonas com um registo de maior aparecimento de ninhos e noutros locais em que se justifique a sua instalação. Tendo em vista a monitorização e operacionalização do combate à vespa velutina, a Câmara Municipal vai proceder também à colocação de armadilhas junto de espaços públicos, escolas e junto de outros equipamentos onde tenha sido detetada a presença de ninhos de vespa velutina.

A entrega destas armadilhas decorre no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS