Domingo, Abril 14, 2024
28.8 C
Braga
RegiãoVieira do MinhoVieira do Minho celebrou 25 de Abril com chega de bois

Vieira do Minho celebrou 25 de Abril com chega de bois

© CM Vieira do Minho

No âmbito das cerimónias evocativas do 49.º aniversário do 25 de Abril, o Município de Vieira do Minho promoveu as tradicionais chegas de bois no Parque dos Moinhos.

A atividade, que juntou centenas de pessoas no Parque dos Moinhos, ficou marcada pela homenagem que os criadores de gado e o Município decidiram prestar a Jorge Martins, conhecido entre os amigos como “Sumol”, que faleceu recentemente vítima de doença súbita.

O momento juntou, no recinto do Parque dos Moinhos, atividade que Jorge Martins gostava e da qual era o principal impulsionador, a sua família, amigos, criadores de gado e o presidente da Câmara Municipal.

As chegas de bois são promovidas pelo Município, em colaboração com a Cooperativa Agrícola. Segundo a autarquia, “a realização desta atividade ajuda a revitalizar a raça barrosã e constitui um importante apoio para a criação de raças autóctones”.

Com o intuito de “preservar esta raça autóctone e apoiar os criadores de gado”, o Município de Vieira do Minho preparou um plano anual, no qual uma vez por mês serão realizadas estas atividades no Parque dos Moinhos. As próximas decorrerão nos dias 27 e 28 de maio, aquando da realização da Agro Vieira.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES