Vários concelhos do distrito de Braga mantêm feiras em funcionamento
Quarta-feira , Novembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2646
Principal / Região / Vários concelhos do distrito de Braga mantêm feiras em funcionamento

Vários concelhos do distrito de Braga mantêm feiras em funcionamento

CM Cabeceiras de Basto

Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Famalicão, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Vizela vão manter as feiras semanais em funcionamento.

No passado sábado, o Conselho de Ministros decretou a suspensão das feiras e mercados de levante em 121 Municípios do país face ao aumento de casos diários de Covid-19, mas voltou atrás na decisão e permitiu a realização, desde que tenham autorização das respetivas Câmaras Municipais.

Esta terça-feira, vários Municípios do distrito de Braga comunicaram a aprovação das feiras semanais e dos mercados.

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou que vai reforçar o controlo da lotação do recinto da feira, a higienização e o uso obrigatório de máscara, bem como a vigilância por parte de equipas municipais e autoridades policiais.

“A atual lotação da feira retalhista de Guimarães é de 700 clientes. Tal como tem sucedido, os acessos obrigam a uma gestão cuidada, de modo a evitar uma concentração excessiva, disponibilizando-se apenas uma entrada e duas saídas, estando já adjudicada a aquisição de um semáforo com leitura ótica para conhecimento em tempo real da lotação do espaço. É obrigatório o uso de máscara por feirantes e clientes, sendo o espaço de venda limitado por dois feirantes”, anunciou a Autarquia.

Também a Feira Semanal, que tem lugar todas as quartas-feiras, e o Mercado Municipal de Famalicão vão continuar com reforço da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Municipal na prevenção e fiscalização da utilização de máscara no espaço público por parte dos consumidores e vendedores, verificação do distanciamento social e demais medidas de segurança definidas quer no Plano de Contingência, quer nas orientações da Direção Geral de Saúde.

Em Vizela as feiras semanais de quinta-feira e sábado também prosseguem com um maior controlo da lotação do recinto, definição de circuitos de circulação, desinfeção e higienização dos recintos, e o uso obrigatório de máscara, assim como a vigilância por parte dos serviços municipais.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto autoriza a realização das feiras e mercados, apelando à colaboração de todos os feirantes para seguirem todas as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Por sua vez, Raúl Cunha, presidente do Município de Fafe, informou a permissão das feiras, desde que seguidas as medidas da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o uso de máscara por parte dos vendedores e consumidores, devendo manter-se o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência. O acesso aos locais de venda é feito por uma única pessoa em cada ponto, devendo os restantes aguardar a sua vez. A Autarquia também vai reforçar a fiscalização.