Sábado, Abril 13, 2024
23.4 C
Braga
RegiãoVão ser instaladas obras de arte nos 261km que ligam Porto a...

Vão ser instaladas obras de arte nos 261km que ligam Porto a Santiago de Compostela

DR

Várias obras de arte vão ser colocadas ao longo dos 261 quilómetros que separam a Sé do Porto da Catedral de Santiago de Compostela.

O Turismo Porto e Norte de Portugal, os Municípios de Esposende, Caminha, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira e a Direção Regional de Cultura do Norte assinaram hoje um protocolo que visa a criação do Caminho da Arte.

O Caminho da Arte é um projeto que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, acrescentando-lhes Arte do século XXI. Sendo os Caminhos de Santiago o primeiro itinerário cultural europeu e uma das marcas identitárias da Europa, o cruzamento do património histórico e cultural, material e imaterial, existente, com a Arte Contemporânea, contribuirá para a valorização artística e cultural deste percurso.

Com o novo projeto, as produções artísticas, cuja temática assentará na questão das peregrinações, estarão expostas ao ar livre em locais devidamente identificados. Estas criações poderão ser pinturas, esculturas, gravuras, de diferentes tipos e tamanhos, cores e formato, sempre numa lógica de cocriação que terá a participação de vários artistas plásticos nacionais e internacionais.

Com este investimento cultural, pretende-se o aumento e qualificação dos Caminhos de Santiago e, consequentemente, dos territórios que o projeto atravessa.

Anualmente, milhares de peregrinos percorrem a rota milenar dos Caminhos de Santiago.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES