O concerto de Valter Lobo será o destaque do próximo Descentrar, programa cultural de Braga, que irá decorrer na União de Freguesias de Escudeiros, Penso Santo Estevão e Penso São Vicente, no sábado, dia 15 de Outubro.
O novo Multiusos de Escudeiros, uma obra inaugurada há cerca de um ano, vai ser o cartão de visita, proporcionando uma tarde cultural com entrada livre.
A jornada arranca pelas 16:00, com a peça de teatro “Comédia Muda” pelos Malad´Arte. Neste espetáculo sem palavras, o grupo residente de Braga inspira-se nos filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton, remontando à produção de um espetáculo usando apenas duas linhas de cor: o preto e o branco.
À noite, pelas 21:30, é a vez de Valter Lobo pisar o palco do Multiusos de Escudeiros. Neste concerto, o artista apresenta um novo disco de originais, que retrata a forma romanceada da visão que o autor tem do mundo, sempre temperada por uma certa melancolia. Produzido por Pedro Sousa Moreira, num moinho de vento centenário, segue acompanhado por Jorge Moura nas guitarras e outros instrumentos e conta com a participação inusitada ao piano de Luís Nunes (Benjamim) num dos temas. Em “Primeira parte de um assalto”, o músico promete mais uma viagem imersiva em que está planeado um verdadeiro roubo, até do próprio chão.
A participação na atividade cultural do próximo sábado é de entrada livre, assim como tem acontecido em todas as iniciativas do Descentrar 2022.
Refira-se que o Descentrar é um programa cultural promovido pelo Município, que arrancou em Abril, e até ao final do ano deverá chegar a 13 freguesias do concelho.
Ao todo, o programa envolve cerca de 30 eventos, num projeto único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.
O programa na íntegra está disponível aqui.