Domingo, Julho 14, 2024
15.6 C
Braga
RegiãoValença recebe Feira dos Santos de Cerdal a 1 e 2 de...

Valença recebe Feira dos Santos de Cerdal a 1 e 2 de novembro

© CM Valença

Valença recebe, nos dias 1 e 2 de novembro, a Feira Anual dos Santos de Cerdal, ponto de encontro e romaria de portugueses e galegos.

De acordo com a autarquia de Valença, a feira secular é “a mãe de todas as feiras” e “um verdadeiro ex-líbris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo”. “Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal. Trata-se de uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos. O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, as diversões e uma infinidade de outros atrativos prometem fazer as delícias dos visitantes. A tradição, os valores e a singularidade desta feira mereceram, recentemente, a classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)”, referiu a Câmara Municipal.

O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o dia principal e o 2 de novembro está destinado à “Feira das Trocas”.

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo os famosos Pericos dos Santos. Os pericos, uma “pequena pera”, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção.

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas anima-se a noite, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.

Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem no dia 1, a partir das 14:30.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES