Terça-feira, Janeiro 31, 2023
3.3 C
Braga
InícioRegiãoValença prepara-se para receber a magia de Natal

Valença prepara-se para receber a magia de Natal

© Visit Valença

Valença será, nos próximos dias, invadida pela magia do Natal. O espírito natalício irá viver em vários pontos do concelho.

De 1 de dezembro a 6 de janeiro, Valença assinala esta época natalícia com muitas luzes, música e um programa cultural com muita animação para todos os públicos.

Acender das Luzes, Fortaleza de Chocolate, Compras no Comércio Local, Neve na Praça, Duendelândia, Mercado de Natal, Concertos de Natal, Oficinas de Natal, Exposição Coletiva de Presépios, Concertos dos Grupos Corais da Eurocidade, o Concerto de Natal da Eurocidade e a Festa de Passagem de Ano irão tornar Valença num lugar mágico que promete alegrar pequenos e graúdos. 

No dia 1 de dezembro, quinta-feira, o Jardim Municipal recebe o ato simbólico que dará início a todas estas celebrações. Às 18:00 as luzes da cidade de Valença serão ligadas, iluminando e embelezando as principais artérias do concelho.

De 1 a 6 de dezembro a Fortaleza de Valença será o destino mais doce deste Natal.

Nesta feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate pode encontrar cascatas, fondues, crepes, waffles, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos em que o chocolate será a marca dominante.

A feira contará com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers.

A Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de Neve, num ‘spot’ natalício que promete espalhar a magia do Natal entre miúdos e graúdos. A Casa do Pai Natal fará as delícias dos mais novos e de 30 em 30 minutos cai Neve na Praça.

No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre entre 8 e 18 de dezembro. Aqui as crianças podem divertir-se nos insufláveis, com as pinturas e as personagens natalícias que enchem de alegria este espaço. Duendes, Pais e Mães Natal, Renas, Ateliês, Pinta Faces, Casa de Pai Natal e Carta do Pai Natal.

De 9 de dezembro a 6 de janeiro Valença será a Cidade Presépio com uma mostra coletiva de presépios na Avenida de Cristelo e que se expande aos estabelecimentos comerciais do concelho. Associações, coletividades e empresários farão os mais belos e criativos presépios que se irão juntar ao emblemático  presépio de madeira e a sua nova protagonista; a maior estrela-guia de Portugal, um estrutura com 12 metros de diâmetro.

Nos dias 10 e 11 de dezembro o Coral Polifónico de São Teotónio, o Coral Polifónico de Verdoejo, o Coral San Telmo, o Coral Centro Social de Tui, o Coro 1º Grau AMFV e o Coro Ponte de Febres irão realizar atuações na Praça da República, na Fortaleza, no Jardim Municipal e no Paseo da Corredoira. 

O Mercado de Natal, a decorrer no Jardim Municipal, entre 16 e 18 de dezembro, contará com expositores de diversos produtos alusivos a esta época festiva, animação musical e iluminação dando cor e vida a este espaço histórico do nosso concelho.

O Teatro Municipal de Tui recebe, no dia 23 de dezembro, o Concerto de Natal da Eurocidade Tui-Valença. O concerto conta com as atuações do Coro Mistura Vocal, o Coro Vocalis Contrasta e o Quarteto Instrumental de Jazz Kasual Quartet. Um grande momento musical que não deixará ninguém indiferente.

No dia 31 a festa de Passagem de Ano faz-se em Valença. Uma grande festa, numa tenda instalada no Jardim Municipal, irá proporcionar uma noite inesquecível a todos os presentes e dará as boas-vindas ao ano de 2023, com muita música e animação.

A época festiva é propícia ao consumo e às compras em família. O comércio local proporciona uma experiência a quem gosta de realizar compras ao ar livre. Este ano, ao realizar as compras no comércio local, será habilitado a ganhar um dos 10 prémios no valor de 100 euros para utilizar nas lojas aderentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS