Sábado, Julho 31, 2021
16.7 C
Braga
InícioRegiãoVizelaVacinação contra a Covid-19 começa na terça-feira em Vizela

Vacinação contra a Covid-19 começa na terça-feira em Vizela

CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela, o Aces do Alto Ave e o Centro de Saúde de Vizela apresentaram esta manhã o Centro de Vacinação Covid-19, localizado em frente ao edifício do Centro de Saúde. A vacinação em Vizela arranca na próxima terça-feira para pessoas com mais de 80 anos e para pessoas com mais de 50, com patologias associadas, que integrem as Unidades de Saúde Familiar Physis, Novos Rumos e também de Moreira de Cónegos.

Todos os utentes incluídos nesta primeira fase de vacinação serão contactados para o agendamento da toma da vacina, pelo que a Autarquia de Vizela alerta a todos os utentes que não se desloquem ao Centro de Saúde para efetuar marcação e aguardem pelo contacto do Centro de Saúde.

Na sua intervenção, Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, destacou que “o Município manifestou desde a primeira hora a disponibilidade para apoiar a instalação de um centro de vacinação Covid-19 no nosso concelho, tendo apresentado medidas nesse sentido aquando da apresentação da 5ª fase do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, desde logo a promoção do plano de vacinação municipal, a criação de um centro de vacinação municipal e a realização de uma campanha de sensibilização”.

O edil realçou a decisão de instalação do Centro de Vacinação junto ao edifício do Centro de Saúde, nomeadamente o facto de haver uma maior proximidade dos profissionais médicos, existindo assim um maior apoio médico, em particular dos médicos de família dos utentes, promovendo um melhor atendimento, mais pessoal e personalizado. Victor Hugo salgado destacou também a importância de passar uma mensagem de segurança, “em especial aos mais céticos”, para que entendam que “este é um processo completamente seguro, da responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

O presidente da Câmara informou estar a preparar uma estratégia para apoiar o transporte dos utentes que não se possam deslocar até ao Centro de Saúde ou através de uma parceria com os Bombeiros, para que estes garantam esse transporte a custos da Autarquia, ou através da criação de uma Bolsa de Voluntários para apoiar todos aqueles que não possam deslocar-se ao Centro de Vacinação ou, ainda através de uma parceria com os taxistas do concelho.

Victor Hugo Salgado realçou ainda o papel da população de Vizela durante todas as fases da pandemia, afirmando que “os vizelenses estão de parabéns e sempre demonstraram bom desempenho e colaboração no cumprimento das medidas decretadas pelas autoridades, sabendo responder de forma exemplar mesmo nos momentos mais difíceis, quando o índice de incidência por 100 mil habitantes, colocou Vizela, em novembro do ano passado, em segundo lugar como um dos concelhos mais afetados do país”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS