O Serviço de Urgência do Hospital de Braga atendeu 73% dos utentes dentro dos tempos previstos, nos primeiros 10 meses de 2023, anunciou a administração.
Em comunicado, afirma que nas últimas semanas, o Serviço de Urgência do Hospital de Braga tem recebido uma média de 550 utentes, no global da Urgência, registando, diariamente, cerca de 110 casos na Urgência Pediátrica, e 50 na Urgência de Ginecologia e Obstetrícia.
“A resposta ao número expressivo de utentes que recorrem ao SU do Hospital de Braga tem sido, efetivamente, favorável, sustentada na articulação inter-hospitalar, cumprindo as normas da rede de referenciação hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. Nos primeiros dez meses do ano, 73% dos utentes foram atendidos dentro dos tempos previamente estipulados”, refere a administração do Hospital de Braga.
Os níveis de internamento “mantiveram-se, também, estáveis, demonstrando uma gestão afinada dos recursos disponíveis. Contiveram-se, também, os abandonos das urgências, o que permitiu a continuidade do acompanhamento médico necessário a todos os utentes, resultante da resposta efetiva dentro dos tempos estipulados”.
“Temos referenciado uma média de 1 a 2 utentes, pois os restantes temos conseguido resolver internamente. Destaque-se que as situações emergentes foram sempre asseguradas pelas diversas especialidades, mesmo que, por vezes, condicionadas”, sustenta Arnaldo Pires, diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Braga.
O Hospital de Braga registou, no mês de outubro, um aumento considerável dos utentes que se deslocaram ao Serviço de Urgência por meio de referenciação pela linha SNS24. No total, registaram-se 1072 casos referenciados por esta via, mais 18,6% face ao mês de setembro.