Sábado, Julho 24, 2021
16.7 C
Braga
InícioEducaçãoUniversidade do Minho realiza colóquio sobre ensino musical

Universidade do Minho realiza colóquio sobre ensino musical

Universidade do Minho

O Instituto de Letras e Ciências Humanas e o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) estão a organizar até este sábado, dia 24, o colóquio online “Questões de ensino musical”. A iniciativa, transmitida online, conta com oradores convidados, comunicações, recitais, workshops e concertos.

O programa deste sábado inicia às 10:00, abordando a música em Fernando Corrêa de Oliveira, Eurico Thomaz de Lima e Álvaro Carneiro, a história do conservatório e do ensino do violino em Braga e a Escola de Composição de Braga. Às 12:30 decorre um recital com Isabel Samartim à guitarra e Miguel Simões ao violino. A partir das 13:30, há workshops de clarinete, guitarra, piano, trompete, viola, violino, direção coral e ciências musicais. O evento culmina, às 18:30, no concerto “Música XXI”, com obras compostas por alunos do Conservatório de Braga e interpretadas por jovens músicos da UMinho.

No primeiro dia do colóquio intervieram a diretora do CEHUM, Cristina Flores, a diretora do doutoramento em Ciências da Cultura na UMinho, Joanne Paisana, a coordenadora do evento, Elisa Lessa, e os professores João Soeiro de Carvalho, Sofia Serra e Almerindo Afonso, respetivamente das universidades Nova de Lisboa, Católica e do Minho, entre outros. Os painéis abordaram investigações sobre materiais didáticos, performance artística e técnicas de composição, além de obras de Carl Reinecke, Giacinto Scelsi, David Dias Paiva e Christopher Bochmann, entre outros, seguindo-se um concerto com estudantes de Música da UMinho.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS