Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
8.5 C
Braga
InícioBragaUniversidade do Minho organiza Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química

Universidade do Minho organiza Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química

© UMinho

O Departamento de Química da Universidade do Minho organiza de 14 a 16 de julho o XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), com 350 participantes de vários países. O evento tem o tema “Química e as oportunidades na sociedade global” e vai decorrer online e no edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga.

A agenda inclui quase centena e meia de oradores, divididos por sessões plenárias, palestras, comunicações orais, posters, um debate e uma ação de formação. Entre eles estão os vencedores dos Prémios Luso-Espanhol e Luso-Francês de Química, o Prémio Ferreira da Silva e a Medalha Vicente de Seabra.

A sessão de abertura é na quarta-feira, às 9:30, com o pró-reitor para a Investigação e Projetos da Universidade do Minho, Filipe Vaz, o vice-presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Nuno Castro, o presidente da SPQ, Artur Silva, e a coordenadora do evento, Susana Costa.

O programa vai abordar depois os avanços da química nos materiais, na saúde, na alimentação, na cultura, na educação, no ambiente e na energia. Na quinta-feira destaca-se, às 17:30, o debate “Perceção pública da Ciência em tempos de pandemia”, com o imunologista Miguel Castanho, o bioquímico David Marçal, a geneticista Cecília Arraiano, a comunicadora Elsa Costa e Silva e o produtor de rádio Adriano Cerqueira.

Numa fase em que a sociedade é abalada por uma pandemia sem precedentes e com sérias consequências económicas, sociais e na saúde, os químicos são chamados a ser parte da solução. “Este Encontro é uma excelente oportunidade para retomar alguma normalidade na partilha da ciência, pelo que se convida todos a assistir aos mais recentes desenvolvimentos na área”, refere a organização.

A SPQ é das sociedades científicas mais antigas de Portugal (nasceu em 1911), conta com 1500 associados e está representada em 12 associações internacionais. Dissemina e desenvolve a investigação, o ensino e a aplicação da química na sociedade, atribui prémios e promove congressos e a participação de estudantes nas Olimpíadas da Química, entre outros aspetos. Mais informações aqui.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS