Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
BragaUnidade Local de Saúde de Braga promoveu rastreios à Hipertensão Arterial

Unidade Local de Saúde de Braga promoveu rastreios à Hipertensão Arterial

Iniciativa serviu para sensibilizar a população para a "doença silenciosa".

© ULS Braga

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou, durante o dia de hoje, rastreios gratuitos à Hipertensão Arterial, numa iniciativa que serviu para sensibilizar a população para esta doença silenciosa, altamente prevalente e com complicações graves, incidindo sobre questões como a importância de adotar hábitos saudáveis, a forma correta de medição da pressão arterial e alguns aspetos importantes relacionados com esta patologia.

No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, o Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde de Braga, com a colaboração do Serviço de Nutrição, dinamizou esta iniciativa, pela relevância que a patologia representa. “A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa, que habitualmente não acusa sintomas ou cujos sintomas são muito inespecíficos, como uma simples dor de cabeça, o que conduz a atrasos no diagnóstico ou, quando já diagnosticada, faz com os utentes não lhe deem a devida atenção.”, explicou Paulo Gouveia, diretor do Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde de Braga.

Os rastreios realizaram-se, durante todo o dia, entre as 09:00 e as 17:30, com a colaboração de sete Médicos do Serviço de Medicina Interna e cinco Nutricionistas da Unidade Local de Saúde de Braga, para garantir a devida avaliação da tensão arterial, ensinos e entrega de panfletos informativos, bem como a avaliação e aconselhamento alimentar.

No final de cada rastreio, nos casos em que foram detetados valores de pressão arterial alterados, foi elaborada uma carta para o utente entregar ao seu Médico de Família. “A continuidade de cuidados é fundamental, para assegurar o tratamento e vigilância adequados, sobretudo em doenças silenciosas como a Hipertensão Arterial, cujas consequências podem ser devastadoras”, enalteceu Paulo Gouveia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES