A Unidade Local de Saúde de Braga deu as boas-vindas a 137 médicos internos para formação geral e específica, numa cerimónia que decorreu hoje, no auditório principal do Hospital de Braga. A cerimónia reúne médicos dos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares.
Paula Vaz Marques, diretora clínica do Hospital de Braga, expressou a sua satisfação com o crescimento do corpo clínico da instituição. “A partir de hoje, recebemos 71 médicos para formação específica e 66 Médicos para formação geral, que vão integrar mais de 30 especialidades na ULS de Braga. Inicia-se, assim, uma etapa importante na formação médica, que contribuirá, significativamente, para o futuro da Unidade Local de Saúde de Braga”, referiu. Paula Vaz Marques reiterou o empenho em manter a instituição como “um dos locais de formação de eleição para os jovens médicos”.
Por seu turno, Luís Basto, diretor do Internato Médico, e Narciso Oliveira, diretor adjunto do Internato Médico, reforçaram a disponibilidade do Internato para apoiar, diariamente, estes jovens médicos, esperando que as suas expectativas sejam correspondidas.
O internato médico corresponde a um processo de formação médica, teórica e prática, compreendendo duas vertentes, a formação geral, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina, e a formação especializada, que visa habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização, com a atribuição do correspondente grau de especialista. Após o ano de formação geral, os médicos podem escolher a área de especialização que pretendem, que implicará o cumprimento de um novo internato, embora diferenciado, que poderá durar entre quatro e seis anos. Para 2024, foram fixadas 2400 vagas para o internato médico.