Domingo, Junho 23, 2024
17.8 C
Braga
AtualidadeUnião Distrital das IPSS de Braga pretende trabalhar de forma aberta e...

União Distrital das IPSS de Braga pretende trabalhar de forma aberta e inclusiva

© União Distrital das IPSS de Braga

Os novos Órgãos Sociais  da União Distrital das IPSS de Braga tomaram hoje posse para o quadriénio 2023/2027.

Nesta cerimónia, foram empossados todos os membros dos Órgãos Sociais, com destaque ao recém- eleito presidente da Direção da UDIPSS, o Padre José Antunes e vice-presidente da Direção, o arquiteto Jorge Pereira, assim como o presidente da Mesa Geral, Joaquim Mota e Silva, e o presidente do Conselho Fiscal, Rui Araújo Maia.

Na tomada de posse da associação que representa cerca de 300 IPSS no distrito estiveram representados os 14 concelhos e as diferentes respostas sociais.

Para o o Padre José Antunes, “esta nova equipa encontra-se totalmente disponível e motivada para trabalhar de forma aberta e inclusiva, na defesa de todas as Instituições do distrito, cujo objetivo principal é a procura de soluções para a resolução dos problemas de todas as Associadas. Procuraremos incluir as diferentes Respostas Sociais e a representatividade de todos os concelhos do distrito de Braga”.

“Auscultar, estudar, debater, consensualizar e propor soluções, que sejam inovadoras e diferenciadoras para as Resposta Sociais existentes, indo ao encontro das reais necessidades dos utentes e suas famílias, pugnando sempre pelo alcance de métricas de sustentabilidade das nossas Instituições. Promover a formação e a capacitação, estimular a inovação social, promover oportunidades de financiamento são, igualmente, desafios a que estes Órgãos Sociais se propõem para a proteção e defesa do Setor Social e Solidário e seus Dirigentes”, acrescenta o presidente.

A nova Direção da União Distrital das IPSS de Braga pretende também revisitar os quadros de pessoal obrigatórios em todas as respostas sociais no sentido de “incrementar atualidade, desenvolver novas áreas de intervenção e promover a inovação social”.

“Pautar pela valorização dos Recursos Humanos, defender e fomentar a profissionalização de diferentes áreas e disponibilizá-las às IPSS associadas são fundamentais numa grande instituição, como sendo, por exemplo, a Gestão Financeira e dos Recursos Humanos, a Comunicação e Marketing Social, sendo estas algumas exigências estruturais a que propõem para acompanhar a evolução dos tempos”, sustenta.

Acresce, ainda, que “é compromisso da União Distrital das IPSS de Braga estimular a certificação das Instituições ao implementar o Sistema de Gestão de Qualidade, bem como apoiar na execução de candidaturas para investimento nos equipamentos já existentes e em novas estruturas, bem como alcançar novas formas de financiamento da atividade diária das Instituições, através do estímulo à responsabilidade social do tecido empresarial, através de candidaturas a Fundações, Prémios, ao Portugal Inovação Social, Entidades Financeiras da Economia Social, entre outros”.

“O foco em oportunidades no âmbito dos instrumentos de financiamento, Nacionais e Comunitários, nomeadamente ao PRR, PARES, Portugal 2030, Norte 2030, CCDR-N, CIM Cávado, CIM Ave, Associações de Desenvolvimento Local” será também um caminho a ter em atenção por esta nova equipa, bem como “propor às entidades competentes que haja previsibilidade e periodicidade da abertura do PROCOOP para acordos de cooperação”.

“A continuidade nas boas relações institucionais com os organismos Locais, Regionais e Nacionais, nomeadamente com o Governo de Portugal, em particular com os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde e da Educação, com a CNIS, os Municípios e demais organismos” encontram-se, igualmente, em agenda para “um caminho profícuo e feito em parceria”.

A nova equipa da União Distrital das IPSS de Braga pretende “trabalhar em proximidade, auscultando todos para que o Setor Social e Solidário seja uno, coeso e líder na resposta aos problemas que afetam a sociedade, em particular os mais desfavorecidos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES