Sexta-feira, Abril 18, 2025
14 C
Braga
AtualidadeUMinho vai unir-se à Hora do Planeta

UMinho vai unir-se à Hora do Planeta

Diversos edifícios da instituição vão ficar com as luzes apagadas no sábado, das 20:30 às 21:30.

DR

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se este sábado, 22 de março, à mobilização global “Hora do Planeta 2025”. A instituição irá desligar simbolicamente vários pontos de iluminação de alguns dos seus edifícios numa ação que decorre entre as 20:30 e as 21:30 e que pretende promover o lema deste ano, “A tua hora para a Terra”.

Na UMinho serão desligadas luzes em edifícios dos campi de Gualtar e Azurém e também nos edifícios da Reitoria, no Largo do Paço, no Arquivo Distrital de Braga, Edifício dos Congregados e Museu Nogueira da Silva, todos eles em Braga.

Esta é uma iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF) com o propósito de consciencializar a sociedade para as mudanças climáticas, promovendo um “apagão voluntário” de 60 minutos. Na UMinho a ação será coordenada pelo Pró-reitor para o Desenvolvimento Sustentável e Planeamento dos Campi, Miguel Bandeira, e pretende reforçar a importância da consciência ambiental na comunidade académica. À semelhança de anos anterior, a “Hora do Planeta” na UMinho será realizada em colaboração com o Município de Braga e com outras autarquias locais que irão, igualmente, apagar ou reduzir a iluminação em diversos monumentos e ruas.

“Dia da Árvore” assinalado na próxima semana

No âmbito do Dia da Árvore, que hoje, 21 de março, se celebra, a UMinho, através do seu Gabinete de Qualidade, Segurança, Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, irá promover na próxima semana uma ação de plantação de árvores de fruto. A iniciativa irá decorrer a 26 de março, quarta-feira, no campus de Gualtar, em Braga. Vão ser criados dois pomares, sendo que um deles ficará situado junto da Escola de Medicina, dando continuidade às macieiras porta-da-loja plantadas em 2024, e outro perto da “vivenda Sameiro”, junto das laranjeiras existentes.

O evento contará com a presença de Miguel Bandeira, pró-reitor para o Desenvolvimento Sustentável e Planeamento dos Campi. A ação é realizada com a parceria da Câmara Municipal de Braga e com o apoio da Associação Académica da UMinho, visando reforçar a estratégia de sustentabilidade e biodiversidade no espaço universitário.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES