UMinho e UAveiro apostam na formação e capacitação de docentes
Segunda-feira , Agosto 3 2020 Periodicidade Diária nº 2532
Principal / Educação / UMinho e UAveiro apostam na formação e capacitação de docentes

UMinho e UAveiro apostam na formação e capacitação de docentes

O Docência+, iniciativa conjunta das universidades do Minho (UMinho) e Aveiro (UA), acontecerá em formato online a partir de 6 de julho, propondo a exploração de novas abordagens no contexto ensino-aprendizagem a docentes e a investigadores com atividade docente.

Entre os vários eventos que constam do programa, de 6 a 17 de julho, está incluída a sessão de abertura, a 6 de julho, pelas 16h30, e um webinar, aberto ao público, que contará com o professor Roni Roberts especialista em educação no ensino superior, que acontece a 8 de julho.

Depois do sucesso da sua 1ª edição em 2019, a UMinho e UA reforçam a sua colaboração, organizando a iniciativa de formação Docência+. Mantém-se o propósito de contribuir para a criação de comunidades universitárias mais inovadoras na sua missão no ensino. Este ano, reforça-se a capacitação para os processos de ensino e aprendizagem digitais e dá-se especial destaque ao papel dos estudantes enquanto agentes de melhoria contínua das instituições.

Considerando o contexto atual, as atividades vão realizar-se em alguns momentos dos dias 6 a 17 de julho, num formato exclusivamente online. Assim, será possível envolver um número superior de inscritos, permitir flexibilidade nos trabalhos e aumentar as possibilidades de personalização do percurso de cada um dos participantes. As atividades síncronas decorrerão às segundas, quartas e sextas, a partir de meio da tarde.

O programa combinará momentos de trabalho síncrono e assíncrono, num total de cerca de 20 horas. O Docência+ proporá aos participantes, num espírito de partilha, que desenvolvam um plano inovador para uma unidade curricular em que estejam envolvidos. Realizar-se-ão sessões formativas gerais e trabalho personalizado acompanhado por uma dupla de mentores da UMinho e UA. Esta atividade é particularmente relevante no contexto da preparação do 1.º semestre do próximo ano letivo, em que muitas unidades curriculares funcionarão em regime de b-learning (do inglês blended learning: conjugando sessões presenciais e a distância).

O Docência+ é uma iniciativa conjunta da UMinho, através do Centro IDEA-UMinho e da UA, através do Núcleo de Ensino e Aprendizagem do Gabinete do Reitor. A inscrição foi reservada a docentes e investigadores que terão atividade letiva no ano letivo 2020/2021.

Sessão de abertura junta reitores e presidentes das associações académicas das duas universidades

A sessão de abertura está agendada para 6 de julho, pelas 16h30, e será transmitida, em streaming, no YouTube, a partir da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda. A sessão envolve os reitores das duas universidades, Rui Vieira de Castro (UMinho) e Paulo Jorge Ferreira (UA) e os presidentes de ambas as associações académicas. Participarão à distância os pró-reitores Manuel João Costa e Sandra Soares, respetivamente, responsáveis pelos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica (UMinho) e pela Inovação Curricular e a Internacionalização da Formação nos 1º e 2º ciclos (UA).

Especialista em Educação, num contexto global e, especificamente, no Ensino Superior, Roni Roberts, professor na Universidade de Exeter, dinamizará o webinar “Students as Partners; empowering students to actively improve their university experience” no Docência +. Roni Roberts tem vindo a desenvolver atividade em universidades da Europa, Austrália e Reino Unido e, atualmente, dedica-se à promoção de parcerias e projetos com organizações da China, EUA, Canadá, Nova Zelândia, Malásia, Singapura e Ilhas do Pacífico. Na Universidade de Exeter é responsável por Teaching Quality Assurance and Enhancement que é composto pelas equipas de Qualidade e Padrões, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Académico, Competências Académicas, Aprendizagem de Aperfeiçoamento Tecnológico e Desenvolvimento do Programa, às quais se acresce a Incubadora Educacional. O webinar acontece a 8 de julho, a partir das 15h30, e terá transmissão via streaming na página Facebook do IDEA-UMINHO.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.