UMinho apresenta estudo sobre Ensino Básico e Secundário em tempos de Covid-19
Segunda-feira , Agosto 3 2020 Periodicidade Diária nº 2532
Principal / Educação / UMinho apresenta estudo sobre Ensino Básico e Secundário em tempos de Covid-19

UMinho apresenta estudo sobre Ensino Básico e Secundário em tempos de Covid-19

Instituto de Educação da Universidade do Minho

O Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho organiza esta sexta-feira, das 14h15 às 15h45, um webinar para apresentar os resultados do estudo “Ensino e avaliação a distância em tempos de Covid-19 nos Ensinos Básico e Secundário”. A sessão vai poder ser acompanhada no facebook do CIEC.

A iniciativa conta com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e os investigadores daquele projeto científico, Maria Assunção Flores, Eusébio André Machado e Palmira Alves. Prevê-se ainda testemunhos dos professores Maria João Freitas, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo (Gaia), e Álvaro Almeida Santos, da Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares).

As conclusões do estudo apontam para uma rápida e eficaz adaptação dos professores ao “ensino remoto de urgência” em tempos de pandemia, mas não deixam também de evidenciar problemas relativos ao contacto com os alunos, à capacidade de resposta das escolas e aos recursos tecnológicos com implicações ao nível da exclusão. A mudança nos processos de recolha de informação para efeitos de avaliação dos alunos constitui outro dado relevante, com uma diminuição assinalável do recurso aos testes e uma maior diversificação de instrumentos de avaliação.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.