Segunda-feira, Março 8, 2021
7.8 C
Braga
Início Atualidade UMinho adapta brinquedos para crianças com paralisia cerebral

UMinho adapta brinquedos para crianças com paralisia cerebral

Tal como já vem sendo hábito desde 2006, embebidos de espírito natalício, o Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho (UMinho) dedica uma semana por ano à adaptação de brinquedos electrónicos, para que estes possam ser usados por crianças com necessidades especiais.

Trata-se de uma parceria entre a Saluslive (que lida com crianças especiais), a Universidade do Minho, a botnroll.com (que fornece os componentes electrónicos), a Sociedade Martins Sarmento, que disponibiliza o seu espaço para a iniciativa e o Grupo de Robótica da Universidade do Minho, que leva a cabo a adaptação destes brinquedos, de forma a poderem ser usados por crianças com necessidades especiais.

A adaptação de brinquedos electrónicos decorre no laboratório de robótica da Universidade do Minho entre os dias 9 e 13 de dezembro. A título excepcional, no dia 11 de dezembro, a adaptação dos brinquedos decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, num dia aberto ao público, para que a comunidade local possa visitar os trabalhos de adaptação realizados nestes brinquedos.

As adaptações são realizadas por alunos e docentes do Departamento de Electrónica Industrial, e os brinquedos serão posteriormente entregues a instituições que acolhem as crianças especiais, em várias cidades do Minho.

Apesar de a adaptação ser diferente em cada brinquedo, o grau de complexidade poderá ser maior ou menor e o tempo que demora pode também variar de poucos minutos a algumas horas. Mas estes factos não demovem os alunos e docentes, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa. O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total. Toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS