Domingo, Fevereiro 25, 2024
14 C
Braga
InícioBragaTurismo em Braga registou em 2022 “melhor desempenho de sempre”

Turismo em Braga registou em 2022 “melhor desempenho de sempre”

© CM Braga

O presidente da InvestBraga e do Município de Braga, Ricardo Rio, elogiou hoje “o desempenho positivo das empresas” da região, apesar do contexto global de dificuldades económicas. O autarca falava no debate sobre a reestruturação das empresas em tempo de crise, promovido pela InvestBraga, a Abreu Advogados e a AEMinho.

“O ano de 2022 foi francamente positivo. Recuperámos do ponto de vista das exportações, continuámos a atrair empresas e a criar postos de trabalhos no nosso concelho, vimos os setores sociais e turísticos a terem o melhor desempenho de sempre”, assegurou o presidente da InvestBraga, acrescentando que, ao nível do turismo, foram “superados” os números de 2019, pré-pandemia.

Ricardo destacou a presença da InvestBraga na cidade “como ferramenta de apoio à interação entre a comunidade e o tecido empresarial”, mas também como instrumento “de apoio às necessidades das empresas e facilitação de respostas a cada um dos seus projetos”. Ao mesmo tempo, o autarca sublinhou a importância do debate para reforçar a “partilha de experiências” entre empresários de diferentes setores.

Luís Marques Mendes, consultor da Abreu Advogados, encerrou a sessão com uma posição otimista sobre o futuro. Para o também conhecido comentador político, “estamos num tempo delicado para as famílias, sobretudo pela inflação muito alta na alimentação e preço da habitação”, mas “é exagerado falar de crise”.

“A reestruturação deve fazer-se com crise e sem crise. Temos é de conhecer os fatores de risco”, frisou Luís Marques Mendes, concordando com os oradores do debate que, entre outros aspetos, como a atração de talento, apontaram “a falta de competitividade fiscal e problemas de gestão das empresas” como principais desafios de gestão.

Na sessão que decorreu no pequeno auditório do Altice Forum Braga, João Antas Martins, managing partner na Leme Finance, Ricardo Costa, presidente da AEMinho, e Tiago Simões de Almeida, administrador do Banco Português do Fomento, partilharam as atuais dificuldades das empresas nacionais numa conversa moderada por Eduardo Peixoto Gomes, sócio contratado da Abreu Advogados.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES